Prefeitura inaugura Telecentro Belenzinho

A 118ª unidade da cidade, entregue oficialmente nesta segunda-feira (6/03), será mantida em parceria com a Associação Beneficente e Promocional Belém - Aprobe.

“Esta é mais uma unidade de educação digital gratuita na cidade, para as pessoas que querem aprender, que querem ter uma oportunidade, dentre jovens, adultos e idosos”, afirmou o prefeito de São Paulo durante a inauguração do Telecentro Belenzinho, nesta segunda-feira (6/03). A nova unidade tem capacidade para atender a até 3 mil pessoas por mês.

Localizado no bairro Belenzinho (zona Leste), o novo Telecentro, o segundo aberto este ano pela Prefeiura, foi implantado em parceria com a Associação Beneficente e Promocional Belém - Aprobe, mantida pela Assembléia de Deus. Conta com 15 computadores, um servidor e uma impressora a laser, um supervisor de unidade, um orientador e um monitor voluntário.

A Associação Beneficente e Promocional Belém-Aprobe, que cedeu o local para a implantação do telecentro, receberá R$ 1,1 mil por mês da Prefeitura para mantê-lo em bom funcionamento, buscar usuários e propor atividades para a unidade de acordo com as demandas da comunidade.

A Secretaria Municipal de Participação e Parceria, responsável pelas unidades, prevê a implantação de mais 28 telecentros ao longo do primeiro semestre deste ano. “Estamos ampliando por toda a cidade os telecentros e procurando mais parcerias, que são essenciais. Porque sem parceria com entidades da sociedade, o risco de roubo e problemas de manutenção são maiores”, destacou o prefeito.

Os Telecentros operam em três modalidades: administração direta, convênios com entidades da sociedade e instalação em CEUs. A decisão para a escolha dos locais considera as regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.

Na atual gestão, foram entregues, além do Telecentro Belenzinho, os telecentros Parque Savoy (Itaquera), Vila Progresso (Sub. de São Miguel / Zona Leste), Vista Linda (Zona Oeste); Natália Rosemburgo (Zona Sul) e Casa Pintada (São Miguel Paulista). Os telecentros Cidade Tiradentes (Zona Leste) e Jd. Rubilene (Cidade Ademar / Zona Sul) foram reinaugurados, já que precisaram de reposição de seus equipamentos, em decorrência dos roubos ocorridos nas unidades em 2005.

“Estou muito feliz hoje por esse projeto que conseguimos para o nosso bairro, para a nossa comunidade aqui na zona Leste. Há muitos anos tentamos ajuda do poder público e agora obtivemos”, agradeceu a presidente da Associação Beneficente e Promocional Belém, Wanda Freire Costa.

O Telecentro Belenzinho está situado na rua Dr. Clementino, 215, no Belenzinho (zona Leste), e funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 16 horas.