SMADS e Assembléia Legislativa inauguram novo Restaurante-Escola

Nesta primeira fase, dois espaços serão abertos: a lanchonete e o café, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. A parceria prevê ainda a criação de uma padaria-escola e um novo restaurante-escola no prédio da Alesp ainda este ano.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugura nesta terça-feira (07/03), às 17h, o novo Restaurante-Escola, instalado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Nesta primeira fase, dois espaços no térreo da Alesp serão abertos: a lanchonete e o café, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. A parceria entre Prefeitura e o legislativo paulista prevê ainda a criação de uma padaria-escola e um novo restaurante-escola dentro do prédio da assembléia, ainda este ano.

Os cursos na lanchonete (com 50 alunos), no café (com 10 alunos), na padaria (com 15 alunos) e no restaurante (com 60 alunos) terão duração de seis meses. A intenção é capacitar, a cada semestre, 135 jovens de baixa renda e em situação de alta vulnerabilidade social e pessoal, com idade entre 17 e 20 anos.

Aulas

Os alunos da assembléia também passarão por todas as funções, em sistema de rodízio, como higienização e lavagem dos alimentos, preparação dos pratos, cozinha, recepção dos clientes, garçom e controle de estoques.

As aulas teóricas sobre nutrição e gastronomia, reforço de português e matemática e de cidadania serão ministradas por docentes da Uniban na própria Alesp. A prática será acompanhada por profissionais especializados em gastronomia, cozinha e atendimento ao público, contratados pelo Instituto Mensageiros.

Os alunos permanecerão na escola das 8h às 20h, em duas turmas, com direito a alimentação. Além do uniforme, eles recebem bolsa mensal e auxílio condução no valor total de R$ 200, pagos pela Secretaria Municipal do Trabalho.

Os jovens foram selecionados entre os de maior vulnerabilidade social, com renda per capita de meio salário mínimo ou renda familiar de até dois salários mínimos, dentro da faixa etária de 17 a 20 anos.

Qualificação

Para o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, esta é mais uma iniciativa de reinserção social de jovens vulneráveis no mercado de trabalho. ''O restaurante-escola é uma oportunidade para eles aprenderem uma nova profissão. No final, já bem preparados e qualificados, eles têm chance real de continuar nessa área gastronômica, trabalhando em restaurantes da cidade e região'', disse.

O Restaurante-Escola proporciona, além da qualificação profissional, formação para o trabalho, para a cidadania e a participação pública desses jovens. Esta iniciativa faz parte do programa Ação Família-viver em comunidade, um dos pilares da secretaria.

Modelo

Coordenado pela SMADS em convênio com o Instituto Mensageiros, a lanchonete, o café, a padaria e o restaurante-escola da assembléia seguirão os mesmos moldes do Restaurante-Escola São Paulo, em funcionamento há dois anos na Câmara Municipal.

O Restaurante-Escola São Paulo está em sua quinta turma. Muitos dos ex-alunos já estão empregados no mercado gastronômico da cidade e região. Outros quatro ex-alunos foram selecionados para fazer um curso de hotelaria e gastronomia em Milão, na Itália, de setembro deste ano a junho de 2006.

Serviço

Inauguração da lanchonete-escola e café-escola na Assembléia Legislativa de São Paulo
Data:
7 de março
Horário: 17h
Local: Assembléia Legislativa
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201