Seminário reúne médicos e enfermeiros no Hospital do Campo Limpo

O seminário, nesta sexta-feira (10/03), tratará de aspectos relativos à Sepse: a pluralidade do paciente séptico, incluindo conceitos/definições, métodos diagnósticos, manifestações clínicas e estratégias terapêuticas.

A Autarquia Hospitalar Municipal Regional do Campo Limpo realiza, nesta sexta-feira (10/03), um seminário sobre Sepse, em uma parceria com o Centro de Estudos Campo Limpo (Cecali).

Segundo conceito divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, a sepse é uma doença que traz uma grande resposta inflamatória à presença de um microrganismo em tecidos previamente estéreis. Entre as doenças agudas e graves, a sepse apresenta taxa de mortalidade em torno de 30 a 55%, sendo que ao se considerar um tempo maior de acompanhamento, esta taxa de mortalidade pode chegar a 75%.

O seminário é destinado a médicos e enfermeiros, e os temas abordarão todos os aspectos relativos à doença: a pluralidade do paciente séptico, incluindo conceitos/definições, métodos diagnósticos, manifestações clínicas (resposta inflamatória e disfunções orgânicas) e estratégias terapêuticas.

As vagas são limitadas e a taxa de inscrição é de R$ 30,00 para sócios do Cecali e estudantes e de R$ 35,00 para não sócios. Mais informações, pelos telefones: (11) 5512-4599 / 5512-4432.

Programação

8h – Recepção e entrega de material
8h30 – Dr. David Uip – Médico Infectologista e Diretor do Incor, com o tema “Infecção Comunitária Grave”
9h30 – Dr. Eliezer Silva – Médico Coordenador da UTI do Hospital Albert Einstein, com o tema “Fatores Prognósticos na Sepse”
10h30 – Intervalo
10h50 – Dr. Pierre F. G. Schippers – Médico Intensivista da Unifesp, com o tema “Monitorização Hemodinâmica e Saturação Venosa Central na Sepse”
11h30 – Abertura oficial
Dr. Ricardo Wady Gebrim – Superintendente da Autarquia Hospitalar Municipal Regional do Campo Limpo
Dr. Siu Lum Leung – Diretor Técnico do Hospital Municipal do Campo Limpo Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha
Dr. Dario Ventura – Gerente de Clínica Médica e do Pronto Socorro do HMCL
12h – Almoço
13h30 – Como eu trato:
Dr. Marcelo Moock – Médico Intensivista e Diretor da AMIB, com o tema “Ventilação na Sepse”
Dr. Caludio Unger – Coordenador da UTI Adulto do HMCL, com o tema “Acidose na Sepse”
Dr. Arraul M. de Pietro – Médico e gerente técnico do pronto-socorro do HMCL, com o tema “O Doente Séptico no Pronto Atendimento”
Dra. Ana Maria Santos – Enfermeira especialista em urgências e emergências/coordenadora da enfermagem do pronto-socorro do HMCL, com o tema “Assistência de Enfermagem na Sepse”
Dra. Josiane Motta e Motta – Médica intensivista e coordenadora da Residência Médica da Clínica Médica do HMCL, com o tema “Choque na Sepse”
15h – Debate
15h15 – Intervalo
15h30 – Dr. Nestor Schor – Médico, professor Dr. em Nefrologia / Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp
16h30 – Dr. Ederlon Resende – Médico intensivista e chefe da UTI do HSPE
17h – Encerramento