Fiscalização retira ambulantes do Largo da Batata, em Pinheiros

Foram retirados 15 caminhões contendo entulho, madeira, barracas e sacos com mercadorias. A Polícia Civil apreendeu mais de 500 CDs e DVDs piratas, e a Eletropaulo desativou cerca de 100 ligações clandestinas.

A Subprefeitura de Pinheiros realizou, na manhã desta quinta-feira (09/03), uma fiscalização para retirada de ambulantes irregulares na região do Largo da Batata. Foram retirados 15 caminhões contendo entulho, madeira, barracas e sacos com mercadorias. A Polícia Civil apreendeu mais de 500 CDs e DVDs piratas, e a Eletropaulo desativou cerca de 100 ligações clandestinas.

A ação, que também contou com o apoio da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Sabesp e CET/DSV, foi realizada devido ao grande número de reclamações de munícipes; os ambulantes se instalam nas calçadas e dificultam a passagem de pedestres, que acabam sendo obrigados a transitar pelas ruas.

Vigilância

Entre 150 e 300 ambulantes se estabelecem diariamente na região. Destes, apenas 20 apresentam o Termo de Permissão de Uso (TPU). Durante a fiscalização, todas as barracas que estavam em desacordo com a lei foram retiradas.

Para impedir a volta de ambulantes, a região será mantida sob vigilância da Guarda Civil Metropolitana e da fiscalização da Subprefeitura de Pinheiros.

Na região da subprefeitura existem aproximadamente 2.500 ambulantes, dos quais apenas 497 têm TPU.

Balanço final da operação

- Subprefeitura: Foram retirados 15 caminhões contendo entulho, madeira, barracas e sacos com mercadorias.
- Eletropaulo: quatro viaturas - seis técnicos e um eletricista desativaram aproximadamente 100 ligações clandestinas.
- Sabesp: uma viatura - dois técnicos e um encanador participaram da operação, mas não encontraram ligações clandestinas de água.
- Guarda Civil Metropolitana: seis viaturas com cinco homens em cada total de 30 homens participaram da ação.
- Polícia Militar: cinco viaturas com quatro homens em cada, além de uma viatura realizando ronda no local.
- CET: quatro viaturas ajudaram a monitorar o trânsito no local, além dos homens que trabalham diariamente no Largo da Batata.
- Polícia Civil: quatro equipes - oito investigadores e um delegado - mais de 500 DVDs e CDs piratas apreendidos.