Cata-Bagulho em três subprefeituras neste sábado

As subprefeituras do Ipiranga, Parelheiros e Cidade Tiradentes recebem, durante todo o dia, as equipes de limpeza da Prefeitura, que recolherão madeira, metal, móveis, pneus velhos e outros materiais.

A Prefeitura da Cidade de São Paulo, através da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, em conjunto com a Secretaria de Participação e Parceria e a Limpurb, realiza mais uma vez a operação Cata-Bagulho, que recolhe objetos em desuso antes que sejam jogados nos córregos.

O cenário nas principais galerias pluviais da cidade é, muitas vezes, surpreendente: onde deveriam passar somente as águas das chuvas, aparecem colchões, pedaços de madeira e até eletrodomésticos. De objetos sem uso, esses entulhos acabam se transformando numa das principais causas de enchente na cidade. Confira os bairros atendidos neste fim de semana.


Vila Carioca

A Subprefeitura do Ipiranga realiza neste sábado (11/03) a 2ª operação Cata-Bagulho do ano na região, desta vez na Vila Carioca, a partir das 9h. A ação vai compreender uma área entre a avenida Presidente Wilson e as avenidas Juntas Provisórias e Almirante Delamare, em um trecho desde o Viaduto Grande São Paulo até a avenida Guido Aliberti.

A operação vai atender cerca de 11,6 mil residências (12 mil habitantes), em uma área de abrangência de 2,20 km², beneficiando aproximadamente 58 ruas. Serão seis caminhões-carroceria e 18 funcionários recolhendo madeira, metal, móveis e pneus velhos deixados nas calçadas em frente às casas dos moradores. Não serão recolhidos lixo domiciliar, entulho, material de jardim e poda, resíduos industriais e hospitalares. O material coletado será encaminhado para o Aterro São João e grupos de reciclagem.

No último Cata-Bagulho, em 18 de fevereiro, a subprefeitura coletou 17,64 toneladas de lixo no bairro da Água Funda. O objetivo do programa é equacionar o grave problema da descarga clandestina de materiais de grande porte nas ruas da cidade e evitar o despejo ilegal nos córregos, o que ocasiona enchentes em dias de chuva forte.

Data: 11/03 (sábado)
Das 07h às 10h: depósito do material na calçada pela população
Das 10h às 15h: recolhimento do material pela Prefeitura
Mais informações pelo telefone 6163-3666, ramal 211


Parelheiros

Em Parelheiros, a Coordenadoria de Infra-Estrutura Urbana e Obras promove também no sábado (11) uma operação Cata-Bagulho, com quatro caminhões e uma equipe de 30 pessoas que recolherão o material inservível. Esta ação contará ainda com os serviços limpeza manual e mecânica de bocas de lobo (bueiros), poços de visita, ramais e galerias e poda de árvores.

A operação acontecerá nos bairros Jardim Herplim, Jardim Iporã, Jardim Casa Grande, nas seguintes ruas: Amaro Alves do Rosário, Forte de Alcântara, Forte do Guará, Forte de Vila Bela, Forte Trindade, José Martins Rodrigues, João Vasconcelos Sobrinho, Fernando Namora, Carlos A. Barroso.

Os moradores deverão colocar os objetos nas calçadas até as 8h da manhã, para que sejam recolhidos pelas equipes das 9h às 15h. A subprefeitura alerta que entulho, lixo orgânico, restos de construção, materiais tóxicos, resíduos industriais e materiais de jardim e poda não poderão ser recolhidos.


Cidade Tiradentes

A região da Vila Yolanda e Conjunto Dom Angélico são outros dois bairros que recebem o Cata-Bagulho neste sábado (11). Das 7h às 11h, os moradores deverão colocar o material nas calçadas, para serem recolhidos pelos caminhões das 8h às 13h. Não serão recolhidos lixo domiciliar, entulho, material de jardim e poda, resíduos industriais e hospitalares. Para pedir esse tipo de limpeza, o cidadão deve ligar no 156.

Na Cidade Tiradentes, os caminhões percorrerão 37 ruas: estrada Manoel de Oliveira Ramos, ruas 1, 2, 3, 4 e 7 (Jardim Pérola III, Loteamento Sítio dos Pereiras), rua 15, rua 2-B (Conjunto Dom Angélico), rua Doutor Ademar Ferreira de Carvalho, rua Alphonse Joailler, rua Anders Meceni, rua André Lombardi, rua André Régio, rua Antenor Domingues, rua Antônio Salvador, rua Engenheiro Anne Ragnar, rua Belarmino Alves, rua Cachoeira da Sete Ilhas, rua Cachoeira de São Domingos, rua Cláudio Leguine, rua Coutinho Melo, rua Estado do Espírito Santo, rua Estado do Paraná, rua Estado do Mato Grosso, rua Faustino Raineri, rua Francisco Ribalta, rua Gildo Lopes, rua Gregório Bogossian, rua Hugo Della Santa, rua Jacques Kurkdibachian, rua Doutor Luís Branco Ribeiro, rua Doutor Luís Vila Flor, rua Maria Bogossian, rua Nestor Ferreira Rocha, rua São Domingos, rua Sonata ao Luar, rua Barão Teixeira de Camargo e rua União.