Taça São Paulo de futebol de campo começa neste sábado

A abertura ocorre no estádio do Pacaembu, às 9h. A edição deste ano sofreu algumas modificações. Entre elas está o aumento do número de regiões participantes.

Começa neste sábado (11/03) a Taça Cidade de São Paulo, o torneio de futebol de campo organizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo. A abertura ocorre no estádio do Pacaembu, às 9h. A edição deste ano sofreu algumas modificações. Entre elas está o aumento do número de regiões participantes.

A disputa pela taça deve durar até setembro. Ao contrário dos últimos anos, o campeonato vai começar no primeiro semestre, e não no segundo. Os detalhes e novidades da temporada foram apresentados no dia 18 de fevereiro, quando os dirigentes das 133 entidades inscritas se reuniram para um congresso técnico.

Novidades

Serão 329 equipes, divididas em oito regiões (centro-norte, sul 1, sul 2, a estreante sul 3, leste 1, leste 2, oeste e outros municípios da grande São Paulo) e participando em três categorias (mirim, infantil e juvenil). Esse número é 20% superior ao registrado na edição passada.

Outra novidade do ano será o Troféu Solidariedade, proposto pelo secretário de Esportes, e feito em parceria com o Banco de Alimentos da Secretaria de Serviços. As equipes terão que recolher alimentos não perecíveis, roupas e agasalhos; aquela que coletar maior quantidade dos itens até o dia de abertura da taça será declarada a campeã.

O estádio da Secretaria de Esportes também será o palco do Festival de Embaixadas — com a participação de um representante de cada time — e da entrega de um prêmio à equipe que desfilar com a placa de identificação mais bonita. Tudo para incentivar a presença massiva de pessoas e superar os quatro mil presentes registrados em 2005.

''A maioria das pessoas presentes será de jogadores, mas também esperamos receber acompanhantes e demais interessados na solenidade'', disse o professor Minoru Furuya, coordenador da Taça SP.

Pausa e premiação

Em função da Copa do Mundo da Alemanha, o campeonato ficará suspenso no mês de julho. As atividades voltam ao normal em agosto, com o início da 2ª fase do campeonato. Serão duas fases regionais, que definirão os classificados para as oitavas-de-final. Em cada jogo, como nos anos anteriores, será eleito o melhor jogador.

Os prêmios da Taça SP 2006 serão entregues aos campeões e vices, artilheiros, goleiros menos vazados, jogadores revelação, torcida destaque e equipes fair play (que apresentarem o melhor “jogo limpo” ao longo da disputa). As tabelas de jogos devem ser divulgadas amanhã, no site da Secretaria de Esportes.

Programação da abertura da Taça São Paulo 2006
Local: Estádio do Pacaembu (portão principal)

6h - Chegada dos ônibus das entidades
8h - Concentração
9h - Abertura (desfile)
9h40 - Hasteamento da bandeira nacional
9h45 - Juramento das autoridades
10h - Festival de Embaixadas
10h30 - Jogo de Abertura – categoria mirim
12h - Encerramento