Prefeitura inaugura unidade de AMA em Guaianases

A Assistência Médica Ambulatorial Jardim Etelvina, inaugurada no (11/03), já atende a uma média de 250 pessoas por dia.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou, neste sábado (11/3), a unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Jardim Etelvina, a primeira de Guaianases, no extremo leste do município.

“Em menos de um ano já fizemos 22 unidades de Assistência Médica Ambulatorial na cidade, que estão atendendo, por baixo, 120 mil pessoas por mês. Essas unidades de saúde têm um papel muito importante porque prestam atendimento básico e também de emergência”, afirmou o prefeito.

Em funcionamento desde o início deste mês, a AMA Jd. Etelvina vem somar atendimento de saúde ao realizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Etelvina. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a região sofre de falta de médicos, em parte pela recusa de muitos profissionais em trabalhar num local com altos índices de homicídios.

A nova unidade, em parceria com a Casa de Saúde Santa Marcelina, já está atendendo mais do que o previsto. De acordo com a secretária municipal de Saúde, diariamente a AMA tem prestado atendimento a cerca de 250 pessoas. A unidade foi estruturada para atender a 200 pacientes por dia, ou aproximadamente 5.000 a cada mês.

As áreas de abrangência da unidade inaugurada são os distritos administrativos de Itaquera e Lajeado, como Jd. Etelvina, Jd. Moreno, Jd. São Paulo, Jd. Irene, Jd. Centenário, Jd. Gianetti e Parada XV de Novembro. A população destes bairros está estimada em 70.000 habitantes.

Nos moldes da maioria das AMAs, o horário de atendimento da unidade de Guaianases é das 7h às 19 horas, de segunda-feira a sábado, inclusive feriados.

O Hospital Municipal Waldomiro de Paula é referência para a nova AMA. Em casos de maior complexidade, o paciente atendido da AMA é imediatamente removido, de ambulância, para essa unidade hospitalar.

A AMA Jardim Etelvina conta com médicos clínicos gerais, pediatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, auxiliares administrativos e seguranças em seu quadro de funcionários, coordenados pela Casa de Saúde Santa Marcelina. A estrutura física contém recepção, cinco consultórios médicos, sala de emergência e observação, sala de Raio X, sala de inalação, sala de medicação, banheiros para usuários e copa.

A AMA, implantada no mesmo prédio da UBS Jd. Etelvina, localiza-se na rua Manoel Teodoro Xavier, 138.

CDM reformado

Após a inauguração da AMA, o prefeito visitou o Centro Desportivo Municipal (CDM) Jardim Soares, recém-reformado pela Subprefeitura de Guaianases a um custo de R$ 150 mil.

A obra, que teve início em novembro de 2005 e conclusão na primeira semana deste mês, incluiu construção de muro de arrimo e fechamento, reforma da quadra poliesportiva e dos alambrados, iluminação externa e da quadra, ajardinamento, construção de calçadas externas, pintura dos muros, drenagem superficial e colocação de areia no campo.

Em 2005, foram investidos R$ 3,7 milhões na reforma de Clubes da Comunidade (antigos CDM's) localizados nas áreas de todas as subprefeituras. As reformas abrangeram, principalmente, cercamento dos campos e das quadras, manutenção do piso das canchas de bocha, reforma das áreas cobertas e vestiários, instalação de playground, construção de muro de fechamento e pintura.