Seminário discute violência doméstica no Itaim Paulista

A Casa de Isabel, um centro de apoio à mulher, à criança e ao adolescente vítima de violência doméstica e em situação de risco, recebeu no CEU Curuçá personalidades engajadas nos problemas vividos pela mulher.

A Casa de Isabel, um centro de apoio à mulher, à criança e ao adolescente vítima de violência doméstica e em situação de risco, recebeu na quinta-feira (09/03), no CEU Curuçá, Itaim Paulista, personalidades ilustres engajadas na problemática da mulher.

A palestra teve início com um vídeo onde a Drª Sônia Regina Maurelli, presidente da Casa de Isabel e precursora do Seminário, explicou sobre o trabalho realizados na Casa.

Um vídeo simulando a situação real, vivida por uma mulher que foi queimada pelo marido, mas que ainda convivia com ele, pois não tinha para onde ir e não conseguia emprego devido a deformidade que a queimadura deixou em seu corpo.

Opressão

Roseli Oliveira, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, falou da importância da denúncia, do acolhimento e principalmente do adequado encaminhamento. Falou do cuidado para se evitar a opressão silenciosa que destrói o homem e é passada despercebida em um simples comercial de televisão.

O secretário municipal de Participação e Parceria, um dos participantes das mesas de discussão, falou sobre a importância da Casa de Isabel e do respeito que ela conquistou em todas as esferas de governo.

Também esclareceu que a secretaria ainda este ano implantará seis casas de cidadania para mulheres - centros interdisciplinares de discussão e atenção ao gênero, nas mais variadas situações. Um acordo deve ser fechado junto à Ordem dos Advogados do Brasil disponibilizando advogados gratuitos para dar assistência jurídica às vítimas.