Começam hoje as inscrições para o ProJovem

Até 6 de maio, os interessados devem se inscrever pelo telefone 0800-642-7777. O programa é voltado a quem tem de 18 a 24 anos de idade e que ainda não concluiu a 8ª série do Ensino Fundamental.

Estão abertas as inscrições para o ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária), voltado a quem tem 18 a 24 anos de idade e que ainda não concluiu a 8ª série do Ensino Fundamental. Até 6 de maio, os interessados devem se inscrever pelo telefone 0800-642-7777.

O programa, do governo federal, vem sendo implantado no município de São Paulo por quatro secretarias: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria do Trabalho, Secretaria de Educação e Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria da Juventude.

O jovem que se inscreveu na primeira fase do ProJovem, foi selecionado, mas perdeu o prazo de matrícula, deverá ligar também para 0800-642-7777 e pedir informações sobre a nova data de matrícula. Estas pessoas não precisarão fazer a inscrição novamente no programa.

Formação

O ProJovem foi criado para dar formação integral ao jovem, com elevação de sua escolaridade (para a conclusão do Ensino Fundamental, com aulas de Português, Matemática, Ciências Sociais, Ciências da Natureza e Língua Estrangeira), qualificação profissional e no desenvolvimento de ações comunitárias e reinserção social.

Na qualificação profissional, são quatro arcos de atuação: Telemática (operador de microcomputador, help desk, assistente de vendas, operador de telemarketing); Turismo e Hospitalidade (garçom, recepcionista, guia, agente de viagem); Arte e Cultura (DJ, fotógrafo, operador de vídeo, grafiteiro); Alimentação (chapista, repositor de mercadorias, cozinheiro geral).

Inscrição

Está apto a fazer inscrição o jovem que tiver de 18 a 24 anos de idade; não tiver emprego formal; e tiver concluído pelo menos a 4ª série do Ensino Fundamental. É importante que o jovem, no ato da inscrição, informe corretamente seu endereço completo (inclusive bairro, região onde mora e subprefeitura mais próxima).

Após o período de inscrição, o governo federal sorteia as vagas apenas quando o número de inscritos for maior que o número de vagas por Estação da Juventude (1.200 vagas por estação). Se o número de inscritos numa determinada região for inferior a 1.200 vagas naquela estação, todos serão convocados para fazer a matrícula.

Estações

O governo federal enviará ao jovem selecionado uma carta com data e local para que ele faça a matrícula (no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – mais próximo da sua casa). No ato da matrícula, o jovem deverá apresentar comprovante de escolaridade e seus documentos originais (inclusive CPF). Cada aluno receberá uma bolsa de R$ 100, por um período de um ano.

Serão instaladas no município 25 Estações Juventude, que funcionarão como espaço de referência aos jovens. Cada estação será um local de encontro, busca de informação e orientação e estudo, servindo ainda para o desenvolvimento de atividades em grupo e realização de eventos culturais. Cada estação terá oito núcleos; cada núcleo terá cinco salas de aula, com 30 alunos cada.

As aulas serão ministradas por equipes contratadas pelo programa, em escolas da rede municipal de ensino; e os cursos de qualificação profissional e as aulas de cidadania em 25 Estações Juventude. Mais informações, pelo telefone 156.