''Aula São Paulo'' terá mais um seminário nesta terça-feira

Jordi Martí, diretor do Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, vai falar sobre ''Estratégias Culturais e Renovação Urbana'' a partir das 15h30.

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais promove, nesta terça-feira (14/03), mais uma edição da ''Aula São Paulo''. Desta vez, a palestra fica por conta de Jordi Martí, diretor do Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, que vai falar sobre ''Estratégias Culturais e Renovação Urbana''.

A palestra, seguida de debate, começa às 15h30, no auditório da Prefeitura (viaduto do Chá, 15, 7º andar). Mais informações sobre a ''Aula São Paulo'', pelo telefone (11) 3113-8541.

Sobre o palestrante

Formado em ciências da educação pela Universidade de Barcelona, Martí é pós-graduado em Gestão Cultural pela mesma instituição. Foi um dos diretores do Fórum de Autoridades Locais durante o Fórum Universal das Culturas, em Barcelona, em 2004, e coordenou a equipe internacional que redigiu a Agenda 21 da Cultura.

Nos anos 90, coordenou a elaboração do Plano Estratégico do setor cultural de Barcelona e, há dois anos, dirigiu e ministrou um curso de políticas e gestão cultural, levado a quatro cidades brasileiras.

Inspiração

Da revitalização do Centro Histórico da Cidade do México às políticas de educação no trânsito, ciclovias e responsabilidade cidadã de Bogotá; da transformação arquitetônica e econômica de Barcelona à recuperação dos conjuntos habitacionais comunistas da antiga Berlim Oriental. Várias experiências inspiradoras vêm sendo discutidas no projeto da ''Aula São Paulo'', organizado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

O projeto conta com o apoio do Centro Maria Antônia da Universidade de São Paulo e da Telefônica, e pretende discutir o presente e o futuro da cidade e, também, aprender como outras metrópoles do mundo deram resposta a problemas comuns. A idéia é que as soluções bem-sucedidas de outros governos municipais sirvam de inspiração aos técnicos paulistanos que enfrentam desafios semelhantes em seu dia-a-dia.