Cambuci terá sala de leitura para 400 idosos

O Pólo Cultural da Terceira Idade ganha hoje um espaço para leitura com mais de mil livros, jornais e revistas, aberto e gratuito a todos os idosos. A inauguração será feita pela Subprefeitura da Sé e pela ONG Se Toque.

A primeira-dama da cidade de São Paulo e o secretário de Serviços e subprefeito da Sé inauguram a Sala de Leitura do Pólo Cultural da Terceira Idade, do Centro Cultural da Família do Cambuci.

Por meio de uma parceria da Subprefeitura da Sé com a ONG Se Toque, presidida por Rose Benedetti, que também estará presente, a sala de leitura passa a oferecer aos cerca de 400 associados do pólo um local equipado com mais de mil livros, assinatura de jornais e revistas e um agradável ambiente para leitura, com confortáveis sofás e luminárias.

Na solenidade de inauguração, haverá recital e apresentação do Coral do Pólo. ''Foi essencialmente com ajuda dos parceiros que pudemos montar esta sala de leitura para a comunidade'', afirma o subprefeito.

A primeira-dama, idealizadora do Instituto Se Toque, está envolvida desde o ano passado com a revitalização, reformas de estrutura e atividades do complexo que ocupa uma área de quase um quarteirão ao lado do Pólo. Foi a partir das conversas com um assíduo freqüentador do pólo que ela descobriu que o local precisava de uma sala de leitura e jornais ''que não fossem do dia anterior''.

Doações

Em novembro de 2005, ela deu início à mobilização para criar as parcerias, com resultados expressivos: mais de mil livros foram doados pelo secretário estadual de Cultura, João Batista de Andrade, através do projeto ''São Paulo, um Estado de leitor''. São romances, poesias, clássicos e best-sellers, além de estantes de metal e de madeira, revisteiros, um computador, sofás e luminárias.

A Gráfica Municipal doou as divisórias. ''Até 20 óculos de grau foram doados, para aqueles com dificuldades visuais'', lembra a primeira-dama, sobre a colaboração de Sérgio Morisson, da Ótica Rangel. A parceira Leda Kahtalian Sparta doou luminárias e racks.

Desde o início de 2005, a Subprefeitura da Sé vem realizando obras de melhoria no pólo, como a reforma de todo o telhado, pintura, colocação de grades nas janelas, troca das cadeiras, melhoria das condições do prédio e da programação em geral.

Instituto Se Toque

O Se Toque Instituto de Desenvolvimento Social é uma organização não-governamental fundada em 14 de outubro de 2005 com o objetivo de apoiar, elaborar e desenvolver projetos de inclusão social - sustentação ambiental e sócio-cultural - com foco na família.

Os trabalhos do instituto seguem quatro eixos temáticos principais: Se Toque Saúde, Se Toque Educação, Se Toque Ecologia e Se Toque Cidadania. Foi idealizado pela primeira-dama de São Paulo e Rose Benedetti, esta última, fundadora-presidente da ONG. A organização reúne também diversos apoiadores entre o empresariado e outras personalidades de expressiva atuação social na cidade.

Pólo Cultural do Idoso

Único pólo da terceira idade na Cidade de São Paulo, a unidade do Cambuci tem mais de cinco anos de vida e cerca de 400 usuários. Ali são realizadas diversas atividades, todas gratuitas e a maioria com a participação de voluntários, nas áreas de saúde, bem-estar, educação e recreação.

Os eventos vão de instruções de prevenção e de promoção de saúde, palestras sobre diabetes e hipertensão, atividades de relaxamento, alongamento, respiração, alfabetização para terceira idade e música.

A sala de leitura irá funcionar nos mesmos horários do Pólo Cultural da Terceira Idade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Interessados em associar-se ao Pólo podem fazê-lo gratuitamente, devendo ter 50 anos de idade ou mais e apresentar sua carteira de identidade original.

Serviço

Inauguração da Sala de Leitura do Pólo Cultural da Terceira Idade do Cambuci
Data: 14 de março
Horário: 15h
Endereço: Rua Teixeira Mendes, 262, Cambuci
Telefone: 3208-2204

Mais informações
Subprefeitura da Sé: 3329-8176/8100 e 3228-9386
Instituto Se Toque: 3824-4200