São Mateus promove a II Mostra de Artes da Zona Leste

A mostra fica em cartaz até sábado (18/03) no Boulevard da Universidade São Marcos, no campus do Tatuapé, das 10h às 17h.

Teve início no último sábado (11/03) a II Mostra de Artes da Zona Leste, na Universidade São Marcos. Esta é a segunda edição do evento, que teve a iniciativa da Supervisão de Cultura da Coordenadoria de Assistência Social e Desenvolvimento da Subprefeitura de São Mateus.

Como a subprefeitura não tem um centro cultural, houve a busca de parcerias com ONGs e outras instituições para criar locais adequados para a divulgação dos trabalhos culturais da região. Neste caso, a universidade cedeu espaço para a realização da mostra.

A professora Beatriz Bernardes é diretora de extensão da universidade e, no inicio do ano, fez um convite a todas as supervisões de cultura da cidade buscando parcerias para divulgar as produções culturais na periferia. Destas reuniões, saiu a proposta de sua instituição sediar a II Mostra de Artes da Zona Leste.

A exposição fica até sábado (18) no salão nobre do Boulevard da Universidade. Cerca de 300 pessoas puderam apreciar a estréia da mostra, que trouxe criatividade, riqueza de detalhes e de sutilezas de escultores, artistas plásticos, dançarinos, cantores e poetas.

Destaques

Na abertura, os grupos de coral Grupo de Câmara e o Quarteto de Violões Rosa da China impressionaram o público pela beleza de suas apresentações, abrindo seqüências para performances de danças de etnias, um dos pontos altos da noite.

Destaques que valem a pena ressaltar foram as exposições de Vera Lins, Ricardo Escudero e Juarez Martins. Apesar dos estilos diferenciados, se destacaram pela sutileza de transformarem materiais recicláveis, facilmente encontrados jogados em via pública ou lixões, em obra de arte.

Vera Lins trouxe para a passarela do salão um desfile de moda exótico. Usando os teares como matéria prima, confeccionou calças, vestidos, blusas e outras vestimentas.

Juarez Martins foi buscar no lixo urbano a matéria-prima de sua criação. A partir de uma cabeça de medusa encontrada num lixão, esculpiu o corpo dessa personagem da mitologia grega todo em madeira.

Ricardo Escudero conheceu os trabalhos dos artistas de São Mateus na primeira mostra e diz ter ficado impressionado com o talento que testemunhou. Desde então, procura exibir esses trabalhos na Europa, berço de artistas renomados como Pablo Picasso e Michelangelo. Ele não usa pincel nem tinta. Sua matéria prima é o tecido, que ele transforma em telas imaginárias. A reciclagem é presença constante em suas obras e foi o tema central da mostra.

Serviço

II Mostra de Artes da Zona Leste
Período:
de 11 a 18 de março
Horário: das 10h às 17h
Local: Boulevard da Universidade São Marcos - Campus Tatuapé (antigo Shopping Silvio Romero)