Prefeitura inaugura Escolas Municipais Integradas

Desde 14 de janeiro, 26 Clubes da Cidade estão sob responsabilidade da SME.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) integra, a partir desta sexta-feira (17/03), o Clube da Cidade Tatuapé ao programa São Paulo é uma Escola, que atualmente atende 200 mil crianças da Rede Municipal de Ensino. O clube fica na Zona Leste da cidade e tem 20 mil m². Já abriga a EMEI Quintino Bocaiúva, com 274 alunos entre 4 e 6 anos, e atenderá também seis escolas do entorno.

Desde 14 de janeiro, 26 Clubes da Cidade estão sob responsabilidade da SME. Eles atenderão ao programa e farão parte do grupo de Escolas Municipais Integradas. Todos fazem muros com EMEFs ou EMEIs e estão aptos a atender, num primeiro momento, 50 mil alunos da rede, incluindo os das escolas mais próximas.

O Clube da Cidade Tatuapé, que já tem duas piscinas, vestiários masculino e feminino, dois campos de futebol com medidas oficiais, quadra poliesportiva coberta, de bocha e playground, ganhará reforma mais completa com a construção de um Telecentro, uma biblioteca e, num segundo momento, um teatro.

As obras devem ficar prontas em um ano, mas os clubes passam a ser utilizados já, mediante uma reforma menor. O clube - com 20 espécies de árvores, como tipuanas, pau-ferro, ipês, resedás, guapuruvú e flamboaiã -oferece ainda pistas para caminhada, por onde circulam cerca de 300 pessoas/dia.

Atividades Integradas

A incorporação desses equipamentos à SME criará as Escolas Municipais Integradas a um custo muito baixo, aproveitando e integrando o que já existe e está ocioso.

O objetivo da Secretaria é incrementar as atividades que já são realizadas no local e integrá-las às do Programa São Paulo é uma Escola. A maioria dos freqüentadores é composta por idosos que serão convidados pela SME a atuarem como oficineiros, ensinar várias habilidades etc.

São Paulo é uma Escola

O Programa São Paulo é uma Escola foi iniciado em maio de 2005. É uma iniciativa da SME que tem como principal propósito abrir o guarda-chuva da Educação o dia inteiro sobre as crianças, proporcionando atividades articuladas com a organização curricular da escola. Todo o trabalho é coordenado por profissionais da área de Educação, tendo como meta estabelecer sempre uma ligação com o projeto pedagógico da escola.

Entre as atividades desenvolvidas estão: leitura e escrita, lição de casa supervisionada, informática, esporte e lazer, artes, idiomas, visitas aos centros culturais, aos museus, aos parques e outras instituições. Outro destaque do São Paulo é uma Escola está na orientação de estudo escolar oferecida aos alunos com dificuldades de aprendizado, pois supre as possíveis falhas do sistema de Progressão Continuada.

Mantendo as crianças no contraturno escolar, inseridas em atividades lúdicas, culturais, esportivas e tecnológicas, a SME assemelha as oportunidades dos alunos da rede municipal de ensino às oportunidades das crianças que cursam o ensino privado e diminui o fosso existente entre esses dois mundos.

A preparação dos professores que estão vinculados ao projeto, sem afastá-los da escola, e com obrigação final de elaborar o São Paulo é uma Escola da sua unidade, é uma nova forma de educação continuada mais prática, objetiva e eficiente.

As atividades não ocorrem somente dentro das unidades escolares e dos CEUs. São realizadas em espaços públicos disponíveis, no Centro da cidade, museus, Parque do Ibirapuera e outros.