Prefeitura inicia integração das escolas aos Clubes da Cidade

Escolas Municipais Integradas, projeto que teve início nesta sexta-feira (17/03), vão permitir que as crianças fiquem mais tempo na escola, desenvolvendo atividades culturais, esportivas e de reforço escolar.

Permitir que as crianças fiquem mais tempo na escola, desenvolvendo atividades culturais, esportivas e de reforço escolar, tudo isso a um custo baixo. Esta é a proposta das Escolas Municipais Integradas, projeto da Secretaria de Educação que teve início nesta sexta-feira (17/03), com a integração do Clube da Cidade Brigadeiro Eduardo Gomes, conhecido como Balneário Tatuapé, à Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Quintino Bocaiúva, na Zona Leste.

De acordo com a proposta, 26 Clubes da Cidade serão integrados a escolas municipais vizinhas, de modo que a sua infraestrutura possa ser utilizada nas atividades de pós-escola. “É um achado, um grande passo para o avanço do sistema educacional na nossa cidade”, afirmou o prefeito. “Estou extremamente feliz, porque prometemos à população utilizar melhor os equipamentos de esporte e lazer e essa promessa está agora materializada", disse.

O prefeito destacou ainda a importância de se estender o pós-escola a todas as escolas da rede municipal. ”É um programa fundamental, que permite à criança ficar mais tempo na escola para complementar o ensino com atividades para-educacionais, de grande importância para o aprendizado", destacou.

Turno ampliado

A EMEI Quintino Bocaiúva tem 274 alunos com idade entre 4 e 6 anos. Dentro de alguns dias o turno escolar será ampliado em duas horas e novas atividades serão desenvolvidas no Balneário Tatuapé, comandadas por oficineiros.

O clube, com área de 20 mil m², possui quadras de futebol, ginásio, piscinas, playground e pista de caminhada, e poderá atender também a outras escolas da região. A comunidade poderá continuar freqüentando o espaço normalmente, e será convidada a ministrar oficinas aos estudantes.

Para receber os alunos o clube passou por reformas, como corte de grama e poda de árvores, conserto de telhados, pintura e ganhou um brinquedoteca, a um custo total de R$ 60 mil. Segundo o secretário de Educação, os planos são de construir no local um anfiteatro, um telecentro e uma biblioteca. As outras 25 escolas integradas deverão ser entregues até o segundo semestre deste ano.