Prefeitura inícia as obras de reestruturação da avenida Vereador José Diniz

No lugar das pistas atuais, serão feitas três faixas de rolamento no sentido centro-bairro e duas faixas no sentido bairro-centro, com a criação de um canteiro central separando os dois lados.

A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (20/03) as obras que irão ampliar a capacidade do tráfego e do transporte público em trecho de quase dois quilômetros da avenida Vereador José Diniz, entre a avenida Vicente Rao e a avenida Adolfo Pinheiro.

“É uma obra que beneficia toda a zona Sul de São Paulo. A Vereador José Diniz é uma avenida estreita, que estrangula o trânsito da cidade e obstrui o corredor de ônibus existente no local. Trata-se de obra estratégica, que vai facilitar muito a vida de todos que transitam pela capital”, afirmou o prefeito de São Paulo.

“Faremos essa obra sem agredir o meio ambiente e sem prejudicar as condições de vida urbana, porque a Prefeitura desenvolveu o projeto em conjunto com várias entidades de Santo Amaro. Assim, será derrubado um número mínimo de árvores e, para cada árvore sacrificada, vamos plantar seis outras árvores ao longo da avenida”, declarou.

A principal mudança será a implantação, no lugar das pistas simples atuais, de três faixas de rolamento no sentido centro-bairro e duas faixas no sentido bairro-centro, com a criação de um canteiro central separando os dois lados.

No sentido centro-bairro, a faixa da esquerda, junto ao canteiro central, será exclusiva para ônibus, e no sentido oposto, a faixa junto ao canteiro servirá tanto aos ônibus quanto a automóveis. O trecho ampliado passará a compor os 17 quilômetros do Corredor Ibirapuera, melhorando o desempenho do transporte coletivo e do tráfego na região.

Em 2005, o projeto passou por revisões conjuntas que envolveram a Secretaria Municipal de Transportes, a SPTrans, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Subprefeitura de Santo Amaro, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e moradores da região.

O plano também prevê a construção de uma alça de acesso da avenida Vereador José Diniz (sentido centro-bairro) para a avenida Vicente Rao (sentido Diadema), utilizando a parte inferior do viaduto existente, e a implantação de uma ciclovia.

Com sete metros de largura, duas faixas de rolamento e cerca de 150 metros de extensão, a alça estará pronta em três meses e deverá receber por hora, nos horários de pico, cerca de 600 veículos.

“A obra facilitará o acesso de quem vem do Centro da cidade em direção a Santo Amaro, porque esses motoristas não precisarão mais entrar nas ruas do bairro”, observou o secretário municipal de Transportes.

Benefícios

A ampliação da avenida Vereador José Diniz atenderá não só a população local de Santo Amaro, mas também aos passageiros do transporte público de regiões do extremo Sul da cidade, como Parelheiros, Interlagos, Cidade Dutra, Jardim Ângela.

Facilitará o acesso a pólos especiais como Aeroporto de Congonhas, Lar Escola São Francisco, Hospital Darcy Vargas e subcentros comerciais como Socorro, Ibirapuera, Moema, Vila Clementino, e ainda permitirá a integração com o metrô na Estação Santa Cruz.

“Estamos todos muito recompensados por ver esta obra em andamento, pois há três anos brigamos por ela”, enfatizou a diretora de projetos da associação Ciranda, Cristina Antunes. “Agora poderemos ter realmente esse gargalo viário resolvido definitivamente”, acrescentou a moradora.

A Ciranda, entidade que reúne 13 associações de bairro de Santo Amaro, foi uma das organizações que participaram das reuniões técnicas para revisão do projeto original - feito pela gestão anterior.

A nova proposta - agora executada - possibilitou a redução do número de cortes de 204 para 65 árvores, mantendo 456 das 547 espécimes locais. Além disso, haverá uma compensação ambiental com o plantio de 328 exemplares de espécies nativas ao longo da avenida. O custo total das obras está estimado em R$ 18 milhões e a conclusão de todas as intervenções está prevista para o segundo semestre de 2007.