São Paulo e Lisboa vão ampliar intercâmbio cultural

O prefeito de Lisboa expressou o desejo de que São Paulo, como a maior cidade de língua portuguesa no mundo, integre, ao lado de Lisboa, a União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa, como já acontece com Brasília, Rio de Janeiro e Salvador.

Durante encontro na tarde desta segunda-feira (20/03) na sede da Prefeitura paulistana, o prefeito de São Paulo, e Antonio Carmona Rodrigues, de Lisboa, manifestaram interesse na ampliação do intercâmbio cultural entre as duas cidades, o que seria viabilizado em futuro próximo por intermédio de convênios específicos.

O prefeito de Lisboa expressou o desejo de que São Paulo, como a maior cidade de língua portuguesa no mundo, também integre, ao lado de Lisboa, a União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa, como já acontece com Brasília, Rio de Janeiro e Salvador.

O prefeito de São Paulo transmitiu ao prefeito Antonio Carmona Rodrigues um convite para que a cidade de Lisboa envie um grupo de artistas e músicos para se apresentar na Virada Cultural, mega-maratona de atividades culturais que movimenta São Paulo durante 24 horas e que será promovida, pelo segundo ano, pela Prefeitura de São Paulo, no mês de maio.

O Museu da Língua Portuguesa, inaugurado na noite desta segunda-feira, na Estação da Luz, também foi tema da conversa entre os dois prefeitos. Carmona Rodrigues, que visitou o local, ficou impressionado com a iniciativa e afirmou que pretende instalar um museu igual em Lisboa, em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

A comitiva do prefeito de Lisboa retornou a Portugal ainda na segunda-feira. Participaram da audiência o secretário municipal de Cultura de Lisboa, Carlos Lopez; o chefe de Gabinete do prefeito de Lisboa, Cal Gonçalves; o cônsul de Portugal em São Paulo, Luiz Barreira de Souza, e a secretária municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo.