Prefeitura inicia mais uma etapa do Programa de Recapeamento

Nesta fase estão sendo recapeadas 77 vias ou trechos de vias, uma área de 1.317.150 m².

Dando continuidade ao Programa de Recapeamento da Cidade de São Paulo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras iniciou a primeira etapa do cronograma 2006. Nesta fase estão sendo recapeadas 77 vias ou trechos de vias, uma área de 1.317.150 m².

Dentre as vias contempladas com o programa, numa extensão de cerca de 106 km, destacam-se vias importantes como as ruas Gabriel Monteiro da Silva, Turiassu, Cardeal Arcoverde e as avenidas Santo Amaro, Interlagos e República do Líbano. Também serão atendidas as avenidas do Jangadeiro, na Capela do Socorro e Sapopemba, em São Mateus.

Em 2005 foram atendidas 207 vias ou trechos de vias, cerca de 230 km. A priorização das vias contempladas com o programa se deu, principalmente, além das demandas do Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC) das Subprefeituras, por orientações técnicas da CET e SMT, e por estudo do Laboratório de Mecânica de Pavimentos da Universidade de São Paulo.

As marginais dos rios Pinheiros e Tietê também estão sendo contempladas, mas com a utilização de material diferenciado: asfalto com adição de polímero - material de alto desempenho que proporciona aumento da vida útil do pavimento em pelo menos duas vezes, em comparação ao material tradicional.

Assistência técnica do IPT

Em fevereiro, a Prefeitura assinou contrato com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) que prestará assistência técnica aos serviços de recapeamento realizados na cidade de São Paulo.

O convênio com o Instituto deverá garantir a qualidade dos serviços de recapeamento asfáltico. O IPT poderá recomendar melhorias e correções nas ruas recapeadas, dando contribuição adicional, e fiscalizando, inclusive, o próprio trabalho da Prefeitura, que já realiza análise do serviço prestado antes da liberação da via para sinalização pela Companhia de Engenharia de Tráfego - CET.

Convênios

A Prefeitura firmou convênio com a Eletropaulo e a Comgás, visando eliminar os desníveis entre as tampas dos poços de visita das concessionárias de serviços públicos e o pavimento que, após as obras de recapeamento, formam falsos buracos e lombadas, gerando desconforto aos motoristas.

Este convênio permitirá à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras realizar, ao mesmo tempo, o recapeamento e o nivelamento das tampas das concessionárias, que após serem comunicadas da execução do serviço, se comprometem a ressarcir a Prefeitura.

O acordo proporcionará maior agilidade e rapidez, não havendo necessidade de interditar a via a ser recapeada por mais de uma vez para intervenções de reparos como estes. A Prefeitura está em negociação com as demais concessionárias de serviços públicos para formalizar convênios semelhantes.