Subprefeitura de Perus amplia alcance de cursos ecoprofissionalizantes

O evento será na tarde desta quinta-feira (23/03) em Perus. As novas oficinas são de ''pequenos móveis e objetos em madeira'', ''cerâmica'' e ''grafitagem''. O convênio será assinado entre a subprefeitura e a CARE Brasil.

Nesta quinta-feira (23/03), às 15h, será realizada a assinatura para a ampliação de três cursos ecoprofissionalizantes da ''Unidade I Artes e Ofícios''. As oficinas são de ''pequenos móveis e objetos em madeira'', ''cerâmica'' e ''grafitagem''. O convênio será assinado entre a Subprefeitura de Perus e a CARE Brasil.

Neste mesmo dia acontece também a assinatura do Protocolo de Intenções entre a subprefeitura e a Polícia Militar de São Paulo para o desenvolvimento do Programa JCC - Jovens Construindo a Cidadania. Ocorre ainda o lançamento do 1º Núcleo de Educação Ecoprofissional do Programa de Jovens da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Município de São Paulo, uma parceria entre a subprefeitura, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e a CARE Brasil, fruto do Protocolo de Intenções assinado entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

A cerimônia será na rua Antonio de Pádua Dias, 570 - Perus, e contará com a presença de secretários municipais de Coordenação das Subprefeituras, do Verde e Meio Ambiente e de Participação e Parceria.

Oficinas

Uma das grandes carências do bairro de Perus é a falta de cursos profissionalizantes e oportunidades de trabalho para os jovens. As novas oficinas, de ''pequenos móveis e objetos de madeira'', ''cerâmica'' e ''grafitagem'' nascem para tentar suprir essa necessidade, dando continuidade à já bem sucedida ''oficina de marchetaria''.

Seleção

Cada oficina agregará 30 jovens. A seleção dos alunos para os cursos da Unidade I Artes e Ofícios acontece por meio de entrevista e seleção nas escolas da região, com o apoio do Programa Estadual Ação Jovem e demandas de programas sociais da Supervisão de Assistência Social, do atendimento feito pela Polícia Militar - JCC e com o apoio do Conselho Tutelar de Perus/Anhangüera.

O programa tem duração de dois anos, no primeiro ano, o jovem aprenderá os conceitos básicos de meio ambiente. No segundo, ele poderá optar pelas oficinas especializadas de Formação Cidadã e Empreendedora: resgate da Historia Local, Desenvolvimento Sustentável, Agenda 21 e Formação Empreendedora; Agroindústria: Cozinha experimental (conservas, biscoitos de cereais e outros produtos na área de alimentação); Arte e Lixo: Pequenos Objetos e Móveis de Madeira, Embalagens Recicladas para os produtos das demais Oficinas; Agroecologia/PROMAF: Hortas e Viveiros, plantas aromáticas, medicinais e ornamentais para abastecimento das atividades da Oficina de Agroindústria.

O núcleo é resultado de árduo trabalho de planejamento desenvolvido entre a Subprefeitura de Perus, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde e a CARE Brasil.