Subprefeitura promove ''arrastão ambiental'' neste sábado em Perus

O objetivo é eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e locais onde se proliferam ratos e escorpiões. Ação atingirá aproximadamente 7 mil imóveis na região de Anhangüera.

O Comitê Regional de Saúde Ambiental Perus/Anhangüera, da Subprefeitura de Perus, realiza neste sábado (25/03), das 9h às 16h, o 1º Arrastão Ambiental no Morro Doce, Jardim Rosinha, Itaberaba I e II, Monte Belo e Jardim Jaraguá. O objetivo é eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e locais onde se proliferam ratos e escorpiões.

Neste dia cerca de 132 agentes, entre funcionários da subprefeitura, agentes comunitários e de controle, percorrerão as ruas do bairro fazendo a operação Cata-Bagulho, eliminando os criadouros e informando sobre os problemas causados pelo mosquito Aedes aegypti e ratos.

Segundo Ricardo da Costa Manso, um dos membros do Comitê Regional de Saúde Ambiental, o arrastão atingirá aproximadamente 7 mil imóveis, equivalente a 28 mil pessoas. ''O Jardim Jaraguá é uma das regiões mais infestada pelo mosquito Aedes aegypti. Pretendemos diminuir ao máximo os criadouros do mosquito neste local'', esclarece.

Os moradores deverão colocar nas calçadas os móveis velhos (madeira/aço), colchões, pneus, telha de amianto, garrafas de vidro/pet´s, eletrodomésticos e objetos que não tenham mais utilidade (fogões, exaustores, geladeiras e sofás, entre outros).

Prevenção

Para evitar a propagação do mosquito da Aedes aegypti e a leptospirose é necessário eliminarmos locais que acumulam lixo e água, que servem de criadouros, principalmente em nossas residências:

· Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;
· Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo e as recicláveis guardadas fora da chuva;
· Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;
· Caixas d'água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;
· Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;
· Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;
· Lonas, aquários, bacias, brinquedos devem ficar longe da chuva;
· Não acumular lixos em terrenos baldios;
· Cuidados especiais para as plantas que acumulam água como bromélias e espadas de São Jorge - ponha água só na terra.