Prefeitura inaugura túnel da Radial Leste em Itaquera

A intervenção na Radial Leste ainda prevê o prolongamento da avenida até a Marginal Tietê, um trecho de cerca de 2,5 km.

O prefeito de São Paulo inaugurou neste sábado (25/03) o túnel Jornalista Odon Pereira, localizado sob a Linha E da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ao lado da estação Corinthians Itaquera do Metrô, interligando a antiga Radial com a nova Radial Leste, atual Av. José Pinheiro Borges.

Até este sábado, os veículos que chegavam pela velha Radial Leste, na altura de Itaquera, para chegar à nova via eram obrigados a utilizar estreitas ruas no centro de Itaquera, congestionando o bairro. A intervenção na Radial Leste ainda prevê o prolongamento da avenida até a Marginal Tietê, um trecho de cerca de 2,5 km.

''Essa é uma obra fundamental para a Zona Leste da cidade. É o primeiro importante túnel dos bairros mais afastados de São Paulo, nos bairros onde moram as classes trabalhadoras. É uma obra que custou R$ 57 milhões, que vai aumentar a velocidade dos ônibus e veículos de 18 km/h para 30 km/h e permitirá que o trem ande mais depressa em direção a Itaquera e Guaianases'', disse o prefeito.

Foram ao todo 398 funcionários responsáveis pela construção do túnel, dos quais a maioria contratada na região, beneficiando os bairros vizinhos à obra. Com a inauguração do túnel, estima-se um volume equivalente inicial na hora pico na ordem de aproximadamente 2.500 veículos, nos dois sentidos de tráfego e aumento da velocidade média 30 km/h.

O túnel possui seção de 6m de altura por 25m de largura e 200 m de extensão, com três faixas de rolamento em cada sentido de tráfego. É iluminado por 204 luminárias internas e 39 externas. A sua cobertura foi executada através do processo não destrutivo, eliminando qualquer risco de paralisação da linha E da CPTM. Por medida de segurança os trens passavam com velocidade reduzida.

O volume de escavação do túnel corresponde a aproximadamente 60.000 m³, equivalente a 4.000 viagens de caminhão, calculando que cada caminhão transporta 15m³. A escavação foi iniciada em setembro/05. Ao todo o túnel consumiu 10 mil metros cúbicos de concreto, 2.200 toneladas de aço, e foram pavimentados 15 mil m².

Homenagem

O jornalista Odon Pereira da Silva foi vereador nos anos 60, em São Paulo. Morreu aos 63 anos, em 2001. Trabalhou no jornal Folha de S. Paulo entre 1969 e 1983, onde exerceu diversos cargos, inclusive o de Secretário de Redação e o de Editor de Assuntos Urbanos. Considerado um dos mais competentes jornalistas especializados em problemas urbanos, Odon Pereira militou no Partido Comunista Brasileiro na década de 60.