Prefeitura inaugura Centro de Cidadania da Juventude

Equipamento, na Vila Nova Cachoeirinha, é o primeiro da América Latina feito nos moldes do espaço criado em Madri (Espanha) em 2000 e, na seqüência, adotado em toda a Europa. Espaço será aberto nesta terça-feira (28/03) aos jovens.

Foi ao som do rap, movimento musical tipicamente jovem, e do samba, eternizado pelo compositor Adoniran Barbosa, que o Centro de Cidadania da Juventude, na Vila Nova Cachoeirinha (Zona Norte), abriu suas portas aos paulistanos nesta segunda-feira (27/03).

''É a ação mais importante que esta gestão adotou na Zona Norte, uma região da cidade que praticamente não tem equipamentos públicos culturais e de lazer. É um centro novo e não há nada parecido nem em São Paulo, nem no Brasil'', afirmou o prefeito ao inaugurar o novo equipamento. ''Sinto-me emocionado de poder ter, em um ano, transformado o que era uma ruína, um esqueleto inútil, em um centro com vida para a juventude da nossa cidade, especialmente para os jovens das áreas mais carentes'', complementou.

O centro está localizado na confluência de Cachoeirinha e Brasilândia, dois dos distritos que apresentam os índices mais altos de vulnerabilidade juvenil, de acordo com a Fundação Seade, e onde 25% dos moradores têm entre 18 e 29 anos. O índice de mães adolescentes entre 14 e 17 anos, por exemplo, é de 8,5% em ambos os distritos. Na Brasilândia, 50,5% dos jovens de 18 e 19 anos não concluíram o ensino fundamental, e 32,7% dos moradores entre 15 e 17 anos não freqüentam a escola.

O Centro de Cidadania da Juventude é o primeiro da América Latina feito nos moldes do espaço criado em Madri (Espanha) em 2000 e, na seqüência, adotado em toda a Europa. Com cerca de 7,5 mil metros quadrados de área construída (com anfiteatro, teatro de arena, área de convívio, sala de internet, salas de oficinas, biblioteca, home theater e núcleo multimídia), o equipamento oferecerá, gradualmente, um conjunto de atividades voltadas aos jovens, servindo tanto como ponto de encontro e de lazer quanto como espaço para construção de conhecimento, produção de idéias e de produtos culturais. A estimativa da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Participação e Parceria é de que o centro passe a receber cerca de mil jovens por dia.

A partir desta teça-feira (28/03), o Centro de Cidadania da Juventude estará aberto das 13h às 18h. Esse será, inicialmente, o horário de funcionamento do espaço, sempre de terça-feira a domingo. “Pouco a pouco será ampliado, até funcionar também à noite e de madrugada”, observou o prefeito.

O equipamento será gerenciado pela Prefeitura - por intermédio da Secretaria de Cultura - em conjunto com a ONG CIEDS. A comunidade local e as entidades que participaram do processo de implantação do Centro também participarão das decisões futuras em relação às atividades do novo espaço, por meio do Fórum de Participação, já existente, e de um Conselho Consultivo, com nomeação prevista para o próximo dia 8.

O projeto do Centro de Cidadania da Juventude envolveu diversas secretarias municipais (além da Secretaria de Participação e Parceria, as pastas da Cultura, de Infra-Estrutura e Obras e de Gestão) e organizações não-governamentais que atuam na área da juventude (o Projeto Aprendiz, o Gol de Letra, a União das Escolas de Samba de São Paulo, o Sou da Paz, a UNESCO e o SESC, entre outros).

Histórico

O prefeito anunciou a retomada das obras no antigo “Esqueleto do Jânio” para a implantação do Centro da Juventude em agosto de 2005. As obras foram paralisadas em 2004, por falta de pagamento à construtora. “Nossa gestão não quer mais obras públicas abandonadas. Por isso, estamos empenhados em transformá-las em organismos vivos”, disse o prefeito na ocasião. O custo da obra, realizada pelo Departamento de Edificações (EDIF) da Secretaria de Infra-Estrutura e Obras, foi de aproximadamente R$ 7 milhões.

Serviço

Centro de Cidadania da Juventude
Endereço:
avenida Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha

Equipamentos

Térreo: Anfiteatro com telão, teatro de arena e mezanino de exposições;
Mezanino: espaço de convívio e de atividades diversas;
1º subsolo: internet livre, salas de oficina, aula e reunião, sala de projetos, biblioteca, local para exibições e exposições, home teather;
2º subsolo: núcleo multimídia, salas de oficina, aula e reunião, jardim externo.

Atividades previstas

- Acervo de livros, cds, vídeos, fotos, gibis, fanzines, textos, pinturas, cartazes;
- Acervo de produção sobre a juventude;
- Acesso à informação de interesse juvenil;
- Oficinas multimídia e oficinas diversas;
- Espaço de encontros, convívio, festas, teatro, saraus, palestras, bate-papos, debates;
- Atividades culturais destinadas a ampliar o repertório dos jovens;
- Cinema;
- Mural de divulgação e de informação;
- Internet Livre;
- Acesso a informações da Prefeitura;
- Apoio às atividades dos jovens;
- Cursos e reforço escolar.