Prefeitura e lojistas assinam acordo para melhorias em ruas comerciais

Parceria prevê revitalização de ruas comerciais, com reformas de calçadas, fachadas de lojas e recapeamento.

O prefeito de São Paulo assinou nesta segunda-feira (27/03) um protocolo de intenções com entidades de lojistas para a revitalização de dez ruas comerciais da cidade.

As ruas beneficiadas serão da Mooca e Oriente (Subprefeitura da Mooca), Normandia (Subprefeitura da Vila Mariana), Augusta (entre a avenida Paulista e a rua Estados Unidos, na Subprefeitura de Pinheiros), Teodoro Sampaio (Subprefeitura de Pinheiros), Milton da Rocha (Subprefeitura de Vila Maria), 12 de Outubro (Subprefeitura da Lapa), Silva Bueno (Subprefeitura do Ipiranga) e avenidas Santa Catarina (Subprefeitura do Jabaquara) e Mateo Bei (Subprefeitura de São Mateus).

O acordo prevê que os lojistas ficarão responsáveis pelas reformas das calçadas e fachadas das lojas, com instalação de lixeiras e bancos, conforme já previa o decreto 46.880, de 20 de janeiro de 2005. A Prefeitura executará serviços de paisagismo, melhoria de iluminação pública, recapeamento asfáltico, instalação de rampas para melhorar o acesso, pintura de solo e troca de sinalização vertical.

Entre os objetivos do acordo estão o fortalecimento econômico do comércio de rua, desenvolvimento urbanístico da cidade, geração de emprego e fortalecimento do turismo de compras em São Paulo. "Trata-se de uma ação para recuperar e enobrecer as ruas comerciais. Isso é fundamental para São Paulo, para a atividade econômica, para o bem-estar das pessoas e para a auto-estima da nossa cidade", disse o prefeito.

O secretário de Coordenação das Subprefeituras, cuja pasta é responsável pela implantação do projeto, destacou que o protocolo de intenções "é uma tentativa coletiva de mudar a qualidade das calçadas de São Paulo". "Essa reunião de hoje constrói uma parceria cada vez mais adequada", afirmou.

"Essa é uma chance de atrair mais consumidores, em ruas com espaço público melhor, gerando emprego e renda", disse o coordenador do programa, Felippe Naufel. O presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Abram Szajman, ressaltou o interesse comum na iniciativa. "Não haverá falta de interessados em que as fachadas de suas lojas sejam bem cuidadas. Queremos fazer com que a calçada seja o local onde o cidadão trafegue normalmente", disse.