Atletismo busca recordes nos Jogos da Cidade

A modalidade faz parte do quadro de festivais ao lado da capoeira, truco e futebol feminino e vai ser disputada na pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

Buscar recordes, revelando novos talentos, será um dos principais objetivos do atletismo nos Jogos da Cidade 2006, da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo. A modalidade faz parte do quadro de festivais ao lado da capoeira, truco e futebol feminino e vai ser disputada na pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.

"A maioria das competições deste esporte tem acontecido nas ruas. Os organizadores de eventos se esqueceram das provas em pista", apontou Roberto Souza Dantas, da equipe de organizadores dos Jogos da Cidade e ex-atleta da seleção brasileira de atletismo. "Por isso, teremos uma boa chance de superar muitos recordes que já perduram há décadas", acrescentou.

O atletismo contará com três provas: 100 metros masculino e feminino, três mil metros feminino e cinco mil metros masculino. Cada subprefeitura da cidade pôde inscrever três atletas para cada competição. "Como há 31 subprefeituras, teremos um bom número de corredores no COTP", ressaltou Dantas, recordista juvenil do revezamento 4x100 e 4x4 e filho de Raymundo Souza Dantas, o primeiro embaixador negro do Brasil.

As inscrições para os Jogos da Cidade se encerraram na sexta-feira (24/03), com 1926 inscritos. O torneio, composto por futebol de campo, handebol, basquete, futsal e voleibol — tanto no masculino como no feminino — terá início no dia 7 de maio. O festival de atletismo está agendado para 27 de agosto.

Vale lembrar que a confirmação das equipes será feita até o dia 31 deste mês, com a entrega de dez quilos de alimentos não perecíveis na subprefeitura mais próxima. "Somente então os times poderão se dizer inscritos", lembra Jamil Dibo Andalaft, outro integrante da equipe dos jogos.