Professores da rede municipal têm aulas no Pateo do Collegio

Iniciativa, nesta quarta-feira (28/03), faz parte do projeto ''O Centro pode ser uma sala de aula'', que levará os educadores mensalmente ao local para capacitações.

Nesta quarta-feira (29/03), o Pateo do Collegio, berço da cidade de São Paulo, volta à sua vocação inicial e vai se transformar em uma escola. Durante a manhã, 80 professores da rede municipal de todos os bairros de São Paulo terão cursos de capacitação no local, recebendo formação sobre como transformar a escola em ambiente integrado com a comunidade, fazendo com que a cidade de São Paulo se torne uma escola.

Esta é a primeira aula do curso de 60 horas para que estes profissionais tornem-se Educadores Comunitários - aqueles que fazem da cidade o tema do aprendizado para seus alunos. A abertura da segunda parte do evento, às 13h30, contará com a participação do subprefeito da Sé e do superintendente de Comunicação da Comgás, César Fernandes.

A capacitação faz parte do projeto "O Centro pode ser uma sala de aula", iniciativa da Subprefeitura da Sé e da Secretaria Municipal de Educação, que tem como parceiros a Comgás, a ONG Cidade Escola Aprendiz e a Casa Redonda Produções.

O projeto, que integra o programa municipal "São Paulo é uma Escola", amplia a carga horária escolar com atividades extra-classe e pós aula, que incluem ópera, concerto de música, visitas a bibliotecas, parques, museus, exposições, cinema e roteiros históricos. Os próximos encontros serão em campo, ou seja, nos locais da cidade a serem utilizados como objeto de estudo para os educadores e, posteriormente, para seus alunos.

Conhecendo o centro

Com objetivo de formar conhecimento por meio da prática, valorizando a formação humana e reformulando o conceito de ensinar, aprender e o próprio conceito de conhecimento como direito humano, a partir de uma visão de escola como parte integrante na vida da comunidade, o projeto começou no ano passado levando 10 mil alunos da região central para conhecer os equipamentos culturais que ficavam próximos às escolas.

Além disso, 40 professores da rede municipal da região da Subprefeitura da Sé receberam certificados de capacitação de Educador Comunitário.

Com o sucesso da iniciativa, o "Centro pode ser uma sala de aula" passou a ser uma das políticas públicas da Prefeitura de São Paulo. Para 2006, o projeto traz como novidade a implantação das seguintes trilhas educativas:

- Trilha Histórica (Ensino Fundamental): Projeto Redescobrindo o Centro, com visitas monitoradas a pontos históricos, como Catedral da Sé, Casa da Marquesa, Pateo do Collegio e Torre do Banespa.

- Trilha da Cidadania: trabalha o conceito de cidadania, envolvendo a Câmara Municipal, Edifício Matarazzo, Assembléia Legislativa e Palácio dos Bandeirantes.

- Trilha Cultural: amplia os locais de visitas culturais e especifica mais as características dos que foram visitados no ano passado.

- Trilha do Meio Ambiente: em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços, esta trilha trabalha a questão da coleta seletiva - conscientizando sobre a necessidade da reciclagem do lixo, por meio de cursos, palestras, teatro e visita à Central de Triagem e a aterro sanitário - e visitas monitoradas aos parques ecológicos do município, como Horto Florestal, Pico do Jaraguá, Parque da Cidade, Parque da Luz, Parque Ecológico do Tietê, Parque da Aclimação, Parque D.Pedro (Ipiranga), além do Viveiro Manequinho, fazendas, projetos de arborização e cinturão verde de São Paulo.

- Trilha da Alimentação Saudável: visitação a feiras livres, supermercados, mercado municipal, padarias e sacolões, onde os alunos poderão vivenciar diversas situações, como conhecer o acondicionamento corretos das mercadorias, verificar prazos de validade, presenciar o preparo e degustar alimentos, verificar as épocas corretas para o consumo de hortifruti.


Serviço

Capacitação de professores da rede municipal
Data:
29 de março
Horário: das 8h às 17h30
Local: Pateo do Collegio