Prefeitura firma parcerias para melhorar a qualidade da educação

Os convênios foram firmados com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Instituto Pão de Açúcar e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e são destinados ao ensino de música, a visitas a exposições de arte e a aulas de cidadania.

A Prefeitura de São Paulo assinou nesta terça-feira (28/03) três termos de cooperação que irão contribuir para a melhoria do ensino nas escolas municipais. Os convênios foram firmados com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Instituto Pão de Açúcar e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e são destinados ao ensino de música, a visitas a exposições de arte e a aulas de cidadania.

“São três boas parcerias, que visam ampliar as possibilidades das escolas. Eu gostaria de ter tido esta oportunidade quando estava no grupo escolar”, disse o prefeito. Para ele, as parcerias representam mais um passo rumo a uma escola pública de melhor qualidade, e a uma maior responsabilidade da sociedade para com a educação.

Visitas culturais

Na parceria com o CCBB, a idéia é promover visitas orientadas a exposições e oficinas educativas para estudantes com idades a partir de 5 anos. O CCBB irá oferecer transporte para atender a dois horários de visitas, às 10h e às 15h, de 14 de março a 24 de novembro.

Além disso, o Centro Cultural abrirá vagas no Curso de Formação para Educadores referente às exposições programadas durante o ano e certificará os participantes, mediante comprovação de presença. “A área educativa do CCBB é a que recebe mais investimentos, porque acreditamos que a arte transforma o cidadão”, afirmou o gerente do espaço, Marcos José Mantoan.

Acordes no CEU

O programa “Acordes no CEU”, único existente, é mantido em parceria com o Instituto Pão de Açúcar e prevê o ensino de instrumentos de cordas, visando o desenvolvimento das crianças e jovens e a valorização da cultura.

O programa já existe em quatro CEUs e será estendido aos 17 outros centros. Com isso, o número de alunos atendidos passará de 800 para 4.200. Segundo Ana Maria Falleiros dos Santos Diniz D’Avila, presidente do Instituto, os benefícios da música se estendem a todo o processo de aprendizado, porque estimula as emoções.

Cidadania

A cooperação com a OAB envolve três projetos: "A OAB vai à escola", "Cidadãozinho" e "Transformando brasileiros em cidadãos". Os dois primeiros prevêem que advogados voluntários dêem palestras de cidadania aos alunos do ensino fundamental e médio, respectivamente, com a distribuição de uma cartilha.

O projeto "Transformando brasileiros em cidadãos" permitirá que alunos da rede municipal de ensino tirem certidão de nascimento e cédulas de identidade (RG) nas escolas. “A OAB está aberta a todas as iniciativas que tenham foco na cidadania”, afirmou o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.