Prefeitura e governo do Estado firmam parceria para transformar a avenida Bandeirantes em via expressa

A Nova Bandeirantes será uma via expressa, sem cruzamentos e semáforos e com duas faixas centrais exclusivas para caminhões.

O prefeito de São Paulo e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinaram nesta quinta-feira (30/3), um convênio para a realização de obras de requalificação e reurbanização no sistema viário da avenida dos Bandeirantes.

“Trata-se de uma das maiores avenidas exportadoras do mundo, de grande importância econômica para o Estado e o País. Com mais esta parceria, vamos ampliar a avenida Bandeirantes sem nenhum dano ambiental à vizinhança”, afirmou o prefeito durante a cerimônia de entrega da expansão da Linha 2 (Verde) do Metrô, na nova estação Imigrantes.

“Quando entramos na Prefeitura, havia apenas um convênio com o governo do Estado. Hoje temos 25 parcerias, que envolvem R$ 750 milhões”, destacou o prefeito.

Uma das maiores parcerias entre os governos estadual e municipal, a Nova Bandeirantes será uma via expressa, sem cruzamentos e semáforos, e com duas faixas centrais exclusivas para caminhões.

Com investimentos estimados em R$ 200 milhões, o projeto será executado em três fases, contemplando um projeto paisagístico e ambiental que prevê a ampliação de quatro para cinco pistas em cada sentido (duas delas exclusivas para caminhões), a eliminação de todos os dez cruzamentos, a construção de quatro viadutos e novas alças de acesso, além de cinco passarelas de pedestres.

O projeto também trará inovações para o controle do tráfego, que será monitorado eletronicamente.

Na primeira etapa estão orçados R$ 30 milhões para a ampliação das faixas de circulação, a implantação da via exclusiva para caminhões, a eliminação de cruzamentos e grande parte da compensação das áreas verdes e do projeto paisagístico.

Dentre os atuais problemas da avenida dos Bandeirantes estão a baixa velocidade dos veículos, a desorganização do tráfego, a dificuldade de acesso aos bairros cortados pelo eixo e o excesso de ruídos e emissões de poluentes. No horário de pico, o tráfego ao longo de seus 8,5 quilômetros chega a 4,5 mil veículos por hora.

De metrô

O prefeito e o governador encontraram-se na estação Ana Rosa, de onde partiram para a estação Imigrantes, com uma pausa na estação Klabin, que ficará pronta no final de abril.

A partir desta quinta-feira, o público já pode utilizar os trens do metrô para se locomover da Ana Rosa até as proximidades da rodovia Imigrantes, na altura do número 2.340 da avenida Ricardo Jafet. A obra de extensão da Linha 2 (Verde) - que ampliou a linha em cerca de 3 Km - foi realizada integralmente com recursos do governo estadual.

“Em nome da cidade, quero agradecer ao governador e à equipe técnica e operacional do governo estadual pela iniciativa, pelo empenho e pelo trabalho”, comentou o prefeito.

Durante 15 dias (de 30 de março a 14 de abril), a viagem de ida e volta no trecho da Ana Rosa à estação Imigrantes funcionará no período das 10 às 15 horas e será gratuita. A partir de 15 de abril, os trens que circulam neste trecho entrarão em operação comercial, ou seja, das 4h40 à meia-noite. Neste período de 15 dias, a chamada Operação Assistida visa o ajuste final dos equipamentos e a adaptação dos funcionários e dos usuários.

De acordo com o governador Geraldo Alckmin, atualmente o metrô de São Paulo transporta diariamente 2,7 milhões de passageiros. Com a expansão até a estação Imigrantes, a previsão é de que 40 mil novos usuários sejam atendidos.