2º Campeonato de Futsal Solidário ocorre neste domingo

Participam do campeonato 26 equipes formadas por moradores em situação de rua usuários ou não de albergues, abrigos especiais e moradias provisórias da rede de proteção social da SMADS.

Depois do sucesso do 1º Torneio de Futsal entre a População de Rua, realizado em agosto de 2005, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação promovem agora o 2º Campeonato de Futsal Solidário, com estrutura maior e árbitros e mesários profissionais.

Os jogos serão disputados no Clube da Cidade Vila Guilherme (Ginásio Darcy Reis), na Vila Guilherme, a partir de domingo (dia 2), às 8h.

Participam do campeonato 26 equipes formadas por moradores em situação de rua - usuários ou não de albergues, abrigos especiais e moradias provisórias da rede de proteção social da SMADS. Um dos times – o Anhangabaú – é formado por moradores em situação de rua que vivem no Vale do Anhangabaú.

Há ainda um time de pessoas em situação de rua que são vendedores da revista Ocas e outro da organização Aliança da Misericórdia, que mantém a Casa Restaura-me (não conveniada com a SMADS).

Os jogos estão marcados para quatro domingos de abril: dias 2 (das 9h às 17h), 9, 16 e 23 (das 12h30 às 17h), quando está previsto o encerramento da competição. Na abertura (dia 2), às 8h, haverá uma apresentação de música do grupo de idosos do Albergue Casa de Simeão.

"Uma competição desse tipo, entre os moradores em situação de rua, nos mostra que estamos no caminho certo em relação à reinserção social. Eles participam com a estima lá em cima, se sentem prestigiados. Isso contribui muito para fazê-los se sentir reinseridos socialmente", disse o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social.

Árbitros profissionais

As 36 medalhas e os dois troféus da premiação foram dados pela Secretaria Municipal de Esportes, que também patrocinou a contratação dos dois árbitros e os mesários do Depel (Departamento de Promoções Esportivas e de Lazer). "Neste ano teremos árbitros profissionais apitando os jogos. Isso é um ganho enorme para a competição", explica Flávia Bonavigo, coordenadora de eventos esportivos e culturais da SMADS.

Os dois árbitros – Leandro Lamorata e Cristiane Aparecida Pelório – são do quadro da Associação de Árbitros do Estado de São Paulo. Serão premiados as equipes classificadas nos três primeiros lugares, o melhor jogador, o melhor goleiro e o artilheiro da competição. Os dois troféus serão dados às equipes da primeira e segunda colocações.

No primeiro dia da competição, os jogadores terão um almoço oferecido pela SMADS e feito pelo "Grupo da Sopa", uma organização não-governamental do Jabaquara. Nos outros dias, o lanche será fornecido pela SMADS.

As equipes serão levadas até o Ginásio em ônibus cedidos também pela secretaria. Os ônibus partirão de pontos de encontro já estabelecidos entre os equipamentos. Cerca de 15 voluntários da Aliança da Misericórdia ajudarão na organização geral do evento.

As equipes participantes são: Associação Amigos da Rua; Albergue Pedroso; Albergue Portal do Futuro; Albergue São Francisco; Oficina Boracea A; Oficina Boracea B; Albergue São Lázaro; Albergue São Camilo II; Albergue Vila Esperança; Estação Bem- Estar; Cor-Albergue Esperança; Cor-Ação; Casa do Migrante; Solidariedade Abecal; Moradia Provisória Rua dos Estudantes; Arsenal da Esperança A; Arsenal da Esperança B; Albergue São Francisco de Assis; São Martinho de Lima; Refeitório Penaforte; Espaço Luz; Albergue Zancone; Pousada da Esperança; Anhangabaú; Casa Restaura-me; e Ocas.

A equipe da Associação Amigos da Rua (formada por usuários dos albergues Lygia Jardim e Cirineu) foi a campeã no torneio do ano passado.

Copa do Mundo

Moradores em situação de rua até já viajaram para o exterior para participar de torneios internacionais de futebol. Em 2004, a equipe da revista OCAS participou da 2ª Copa do Mundo de Futebol de Rua na Suécia e, no ano passado, da 3ª Copa, na Escócia. A 1ª Copa ocorreu na Áustria em 2003, mas a OCAS não participou.

A equipe do Ocas é formada por 10 pessoas (oito jogadores e dois assistentes). A revista Ocas, com três anos de atuação, é uma publicação da Organização Civil de Ação Social vendida por pessoas em situação de rua em diversos pontos das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A Copa do Mundo de Futebol de Rua é promovida pela Rede Internacional de Publicações de Rua (INSP), que congrega cerca de 50 publicações voltadas à população de rua em mais de 30 países. A iniciativa visa à integração da população de rua por meio de atividades esportivas, a fim de colocar em discussão questões como pobreza e falta de moradia.


Serviço

2º Campeonato de Futsal Solidário
Data: de 2 a 23 de abril
Local: Clube da Cidade Vila Guilherme (Ginásio Darcy Reis, com capacidade para 400 pessoas)
Endereço: Avenida Guilherme, 1819 – Vila Guilherme
Entrada franca