Prefeitura inaugura Centro de Referência na Lapa

Os Centros de Referência, que recebem crianças e adolescentes até 17 anos, fazem parte do Programa São Paulo Protege, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. O prefeito também participou do plantio de 12 mil mudas na cidade.

O prefeito de São Paulo inaugurou neste sábado (01/04) mais um Centro de Referência da Criança e do Adolescente. O Centro da da Lapa, Zona Oeste, é o 9° em funcionamento na cidade. Bairros como São Miguel, Ipiranga, Pinheiros/Butantã, Santana, Itaquera, Santo Amaro, Centro e Tatuapé já possuem unidades.

"A Prefeitura de São Paulo com seus programas sociais e, em especial com estas casas, tem tido a oportunidade e a alegria de poder reencaminhar as crianças e hoje com mais esta inauguração contribuir para dar lhes dar dignidade", disse o prefeito.

Os Centros de Referência, que recebem crianças e adolescentes até 17 anos, fazem parte do Programa São Paulo Protege, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

A casa vai funcionar 24 horas e tem capacidade para atender 20 crianças e adolescentes por dia. “Os Centros são a porta de entrada para crianças e adolescentes que se encontram em risco pessoal e social. De lá, elas são encaminhadas para suas famílias ou para outros equipamentos da rede da secretaria. Mas este é um trabalho que requer paciência e conquista de confiança. Só assim o trabalho pode ser feito de forma mais eficaz", explicou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social. O período de permanência da criança e do adolescente no Centro de Referência pode variar de 72 horas a dois meses dependendo da situação.

A gestão do Centro de Referência da Lapa ficará por conta da organização Serviço Social Bom Jesus. A organização também é conveniada com a SMADS no Centro de Referência Butantã/Pinheiros. O valor do convênio é de cerca de R$ 37 mil.

Plantio

Logo após a inauguração do Centro de Referência da Lapa o prefeito seguiu para o Butantã, Zona Oeste, onde acontecia o plantio de cerca de 400 árvores. Ao todo foram plantadas aproximadamente 12 mil mudas em 20 minutos na cidade de São Paulo.

O plantio faz parte do 3° Encontrão Escoteiro e a ação nasceu de uma parceria entre a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, União dos Escoteiros do Brasil e Rede Record. A intenção dos escoteiros era quebrar o recorde de 10 mil árvores em 26 minutos de um grupo de Campinas e assim entrar no Guinness Book, livros dos recordes.

O prefeito contribuiu para essa conquista plantando junto com um grupo de escoteiros uma muda de araçá.

O secretário de Coordenação das Subprefeituras, o subprefeito do Butantã, e o presidente do Instituto Ressoar, da Rede Record, Ivanildo Lorenço, acompanharam o prefeito.