Jabaquara recebe a primeira "Praça da Inclusão" do Brasil

As praças de inclusão são adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida e, por isso, têm de receber brinquedos especiais e rampas de acessibilidade.

O prefeito de São Paulo inaugurou neste domingo (02/04), a Praça da Inclusão Barão de Japurá, localizada no Jabaquara, Zona Sul. Essa é a primeira praça da Inclusão em todo o País.

O projeto faz parte de uma iniciativa da Subprefeitura do Jabaquara, realizada em parceria com outras entidades. "Me sinto muito feliz de ter a oportunidade de fazer esta inauguração que mostra a preocupação cada vez maior de São Paulo, dos paulistanos, em proporcionar às pessoas com deficiência condições de estar incluídas cada vez mais no dia-a-dia de nossa cidade", disse o prefeito.

As praças de inclusão são adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida e, por isso, têm de receber brinquedos especiais e rampas de acessibilidade. O objetivo do projeto é permitir a inclusão social das crianças portadoras de mobilidade reduzida, mas os brinquedos podem ser utilizados por crianças que possuem necessidades especiais ou não. E não foi só a praça que passou por adaptações. Nas calçadas e no entorno também foram feitos trabalhos de adequação.

Depois da inauguração o prefeito conheceu os brinquedos, que têm rampa de acesso, travas de segurança e espaço para crianças sem esse tipo de necessidade, o que proporciona uma maior integração entre as crianças. Em seguida assistiu a uma apresentação do Clube de Dança Arte sem Barreiras, pertencente ao Clube dos Paraplégicos de São Paulo. A reforma teve um custo de aproximadamente R$ 150 mil.