Biblioteca Monteiro Lobato completa 70 anos este mês

A primeira biblioteca infantil de São Paulo foi inaugurada em 14 de abril de 1936, e durante todo o mês terá uma programação especial. Confira e participe.

A Biblioteca Monteiro Lobato completa 70 anos neste mês. A primeira biblioteca infantil de São Paulo foi inaugurada em 14 de abril de 1936. Ela é parte do projeto do Departamento de Cultura idealizado pelo escritor Mário de Andrade.

A profissional que implantou a idéia foi Lenyra Camargo Fraccaroli, então pedagoga do Instituto Caetano de Campos e formada em biblioteconomia. O espaço, na rua General Jardim, 485 - Vila Buarque, foi inaugurado com salas de leitura e pesquisa, ambas com acervo próprio (especializado em Literatura Infantil).

Para atrair e conquistar as crianças, apresentava atividades como a "Hora do Conto", oficinas de artes plásticas e artesanato, jogos, música e teatro de bonecos. Quanto ao acervo, a biblioteca foi inovadora ao disponibilizar gibis como o "Tico-Tico", "Flash Gordon" e "Príncipe Valente", entre outros.

Vale destacar o acervo de discos, slides e filmes em super-8. E por fim, manteve atividades de incentivo a leitura e escrita para crianças e adolescentes por meio do jornal infantil "A Voz da Infância" e "A Chama Acadêmica", respectivamente.

Freqüentadores

Na década de 60, os adolescentes fundaram a Academia Juvenil de Letras e o Timol (Teatro Infantil Monteiro Lobato). Destas atividades fizeram parte Paulo Bonfim, Cláudia Costin, Boris Casoy, Fábio Magalhães, Stella Carr Ribeiro, Jorge Yunes, Lúcia Pimentel Góes, Rudah de Andrade, Otaviano de Fiori e Rinaldo Gama.

No teatro destaca-se Iacov Hillel, Flávio Império e Marcos Caruso. Do seu projeto original até hoje muitas modificações ocorreram, tanto em conteúdo quanto em forma. Seu prédio atual foi construído na gestão do prefeito Prestes Maia e inaugurado no Natal de 1950.

Monteiro Lobato

O escritor Monteiro Lobato, que costumava ler o jornal das crianças ("Voz da Infância"), habitualmente conversava com os freqüentadores. Ele teve uma presença atuante na biblioteca, uma vez que foi amigo por 25 anos fundadora, Lenyra. Em 1958, a família do escritor doou 4.500 itens, incluindo as primeiras edições de seus livros, com anotações do autor, móveis de sua editora e objetos pessoais (documentos, aquarelas, correspondência, fotos etc).

Na década de 90, a biblioteca recebeu a doação do acervo de documentação de dona Lenyra. Eles formaram uma dupla invencível na luta pela expansão da idéia de criação de bibliotecas infantis municipais.

A biblioteca que nasceu na Vila Buarque foi acompanhando, com o passar do tempo, a transformação da cidade isso a levou a incorporar novas demandas de público e atividades. Este mês, a biblioteca dará início à programação de aniversário. Confira.

PROGRAMAÇÃO DE ABRIL - Especial 70 Anos (1936 – 2006)

05/04
9h e 15h - Harry Potter – O cálice de fogo

08/04
14h – Gato Felix e seus companheiros
14h de Graffiti em Stencil Art
Coordenação: Celso Gitahy
Apoio com Ação Educativa

12/04
10h e 15h - Filme O Saci

13/04
15h - Espetáculo "O museu da Emília", com o grupo Timol

18/04
10h - Contação de histórias, com Kelly Horacy – “No reino das águas claras"
15h - Espetáculo "Inzôonia", com o grupo Truks
19h30 - Múltiplas Vozes: Construindo a memória da Biblioteca Monteiro Lobato – Exibição do depoimento feito por Paulo Vanzolini, frequentador da biblioteca em 1936 e participante do jornal A Voz da Infância. Depoimento público de Cláudia Costin – freqüentadora da biblioteca, participante da Voz da Infância e Academia de Letras

19/04
19h Monteiro Lobato “Legado e atualidade” com Vladimir Sacchetta e Márcia Camargos e exibição do Documentário – “Furacão da Botocúndia”

20/04
10h - Contação de histórias, com Vanessa Castro - “O mundo encantado de Monteiro Lobato”
15h - Saída do Bloco das Emílias e dos Viscondes, formado por crianças que participaram das oficinas de construção de Bonecos e Percussão

25/04
19h30 - "Monteiro Lobato e Purezinha: uma história de amor pelo correio” - Palestra com Mariza Lajolo - Profª Dra – IEL/Unicamp
18h30 - Show Acústico Blues com a Banda BR66

27/04
14h - Sarau Mirim: brincando com palavras e fazendo poesia, com a participação de crianças freqüentadoras da biblioteca
16h - Contação de Histórias, com Kelly Horacy - “No reino das águas claras”

28/04
10h e 15h - Encontro com o escritor e mediação de Leitura

29/04
14h - Filme "As Bicicletas de Belleville"