Subprefeitura de Campo Limpo realiza pregão eletrônico

Pela primeira vez uma subprefeitura realizou compras através de pregão eletrônico, que além de ser mais ágil, assegura a transparência do processo como respeito aos gastos públicos.

Desde 2003, a Subprefeitura de Campo Limpo realiza pregões presenciais e, nesta segunda-feira (03/04), realizou seu primeiro pregão eletrônico para compra de materiais de concreto (lajes de bocas de lobo, guias e tubos).

O primeiro pregão eletrônico teve inicio às 10h, no auditório da subprefeitura, e contou com a participação de oito empresas. Como exemplo da agilidade, o item guia de concreto reta recebeu cerca de 70 lances. Nos pregões presenciais em média apenas seis lances eram dados.

O pregão é uma das modalidades de licitação utilizadas pela Prefeitura para compra de materiais ou contratação de serviços. A Divisão de Licitações e Contratos é a área responsável pelo relacionamento com os fornecedores, que pode ser através de carta-convite, tomada de preços, pregão ou concorrência.

Rapidez

No pregão eletrônico, os fornecedores tomam conhecimento do edital publicado no Diário Oficial, pela internet nos sites e-negocioscidadesp e compras.net, ou cadastrando-se no Sistema de Cadastro a Fornecedores para participar do pregão na data e horário fixados.

No dia do pregão os fornecedores, pela internet, dão lances simultâneos, o que proporciona maior rapidez na conclusão do processo. "Garantimos a transparência e em geral há uma grande redução de preços, através do pregão", diz Gilma Lucas dos Santos, da Divisão ela de Licitações e Contratos da Subprefeitura de Campo Limpo, enumerando as vantagens desta modalidade de compra.

Com sensíveis reduções nos preços iniciais, o destaque ficou para a compra de 1.500 unidades de laje de boca de lobo em concreto, que tinha como valor de referencia R$ 99.870,00 e a compra foi fechada em R$ 65.730,00.