Theatro Municipal recebe concerto em homenagem a Vitae

A entidade, criada em 1985, encerra neste ano suas atividades no País. Com regência de Rodrigo Carvalho e solos de Luiz Filipe Coelho, bolsistas da Vitae, a Orquestra Experimental de Repertório apresenta neste domingo (09/04) obras de Mozart.

O Theatro Municipal apresenta, neste domingo (09/04), concerto em homenagem a Vitae – Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social. Fundamental para o desenvolvimento de projetos nas áreas de arte e cultura, a entidade que foi criada em 1985 encerra neste ano suas atividades no País.

Sob regência do maestro Rodrigo de Carvalho, que foi bolsista Vitae, a Orquestra Experimental de Repertório interpreta três obras de Wolfgang Amadeus Mozart: o Concerto para Violino nº 5 em Lá Maior, K. 219; a abertura da ópera A Flauta Mágica e a Sinfonia nº 39, K. 543, com solo do violinista Luiz Filipe Coelho, também bolsista da entidade.

Mozarteando

O concerto, que integra o festival "Mozarteando", programado pelo Theatro Municipal de São Paulo em homenagem aos 250 anos de nascimento do compositor austríaco, terá única apresentação às 11h.

Este Concerto para Violino nº 5 é o último da série de peças para o instrumento que o compositor escreveu. Leva o apelido de Turco porque, no último movimento, o compositor inseriu um motivo à moda turca, como se dizia na época. Já a Sinfonia nº 39, escrita em um período sombrio da vida de Mozart, tem como inovação a adição de clarinetes no lugar dos oboés. Completa o programa, a abertura de A Flauta Mágica, ópera apresentada no início deste mês no Teatro Municipal.

Os músicos

Luís Filipe Coelho iniciou seus estudos aos 4 anos, foi aluno de Elisa Fukuda e depois participou de vários masterclasses, com músicos como Boris Belkin, Andréas Röhn, Salvatore Accardo, Malcon Lowe e Guidon Kremer. Estudou na Alemanha e na Suécia. Bolsista de Vitae, o violinista é aluno de Guy Braunstein, em Berlim, Alemanha, desde 2005.

Rodrigo de Carvalho foi, entre 2001 e 2004, regente convidado da Orquestra Sinfonia Savaria de Szombathely, na Hungria, tendo realizado turnê por 15 cidades daquele país com a ópera O Empresário, de Mozart. Iniciou seus estudos no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, SP, especializando-se em regência orquestral pela Academia de Música Ferenc Liszt, de Budapeste, onde foi bolsista de Vitae por cinco anos, após os quais concluiu sua pós-graduação com Leopold Hager, em Viena.

Serviço

Orquestra Experimental de Repertório
Data: 09 de abril
Horário: 11h
Solista: Luiz Filipe Coelho – violino
Regente: Rodrigo de Carvalho
Programa: Wolfgang Amadeus Mozart - Abertura da ópera "A Flauta Mágica"
- Concerto para Violino nº 5 em Lá maior, K. 219
- Sinfonia nº 39, K. 543
Local: Theatro Municipal
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Telefone: 3222-8698
Ingressos: de R$ 10 a R$ 15