Australiano visita atletas do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa

O lutador olímpico australiano Graham Cash aproveitou sua passagem ao COTP para dar dicas e ensinar algumas técnicas para os atletas.

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) recebeu, nesta segunda-feira (10/04), uma visita internacional muito especial. Trata-se do lutador olímpico australiano Graham Cash. Ele tem um currículo de fazer inveja: foi cinco vezes campeão australiano, três vezes campeão da Oceania, além de ter marcado presença em três mundiais e ter ficado em 9º lugar em um deles.

Mas a carreira desse jovem de 26 anos começou cedo, com três anos de idade. Hoje ele é técnico de Luta Olímpica em seu país natal. “Meu avô – Les Neal – foi meu primeiro técnico. Ele foi presidente da Federação australiana de luta olímpica e sempre deu incentivo a mim e ao meu irmão gêmeo”, afirmou.

Foi o técnico do COTP, Joanilson Rodrigues, quem o trouxe para conhecer o Centro Olímpico. “Ele está de férias no Brasil e veio nos visitar. É importante esse contato dos atletas com diferentes técnicos”, disse. Essa é a segunda visita de técnicos estrangeiros ao Centro Olímpico em menos de seis meses. Ele parou de competir depois das Olimpíadas de Sidney, em 2000. Nem chegou a participar da competição por causa de lesões no ombro e cotovelo.

Na Austrália, há 6 locais para treinar a modalidade; um é o Centro Nacional de luta olímpica, onde treina a seleção; outros cinco são pequenos centros, onde o atleta precisa ficar alojado e concentrado durante os treinos. Diferente do COTP, que visa à formação e o alto rendimento dos atletas, além de oferecer vales-lanche e transporte.

O atleta estrangeiro aproveitou sua passagem ao COTP para dar dicas e ensinar algumas técnicas para os atletas. “Amo o Brasil e adorei conhecer toda essa estrutura do Centro Olímpico. É diferente de tudo o que eu já vi na Austrália”, disse.