Prefeito visita a região da Nova Luz, no Centro de São Paulo

Projeto que vai revitalizar a área central e transformá-la em modelo urbanístico já provoca interesse de empresas. Prefeitura vai instalar ali a nova sede da Guarda Civil.

A área da Nova Luz, localizada entre os bairros do Bom Retiro e Santa Efigênia, Centro, está sofrendo importantes mudanças urbanísticas e, para verificar essas transformações, o prefeito visitou, nesta terça-feira (11/04), algumas ruas da região.

“Os resultados são significativos. Hoje, já temos dezenas de empresas, investidores, empreendedores, procurando a Subprefeitura da Sé para conhecer o projeto da Nova Luz, pois pretendem se mudar para a região para desenvolver suas atividades profissionais. Para nós, isso é um estímulo muito forte. O trabalho está correto, os resultados estão aparecendo e vamos continuar com uma velocidade cada vez maior”, afirmou o prefeito.

O projeto, iniciado em 2005, abrange cerca de 225 hectares, e pretende revitalizar a área urbana conhecida como Cracolândia por intermédio da mudança do perfil econômico e da reurbanização da região, que conta com meios de transporte e infra-estrutura adequados. Estão previstas intervenções em 23 quadras do bairro na primeira fase do projeto, e somente serão desapropriados os imóveis arquitetonicamente irrecuperáveis e os destinados à instalação de equipamentos públicos.

O prefeito ressaltou que uma das prioridades é o reforço da segurança na região. “O subprefeito da Sé propôs a mudança da sede da Guarda Civil Metropolitana para a Nova Luz. Assim, em breve a Guarda Civil estará instalada no bairro, em prédio reformado e especialmente adaptado para essa finalidade. Será uma forma de reduzir a violência na região”, disse.

De acordo com o projeto, será criado um pólo tecnológico cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento do bairro e resolver os problemas de ocupação por intermédio de incentivos fiscais para as quadras envolvidas no programa. O projeto faz parte de um trabalho conjunto entre a Subprefeitura da Sé, as secretarias municipais de Finanças e de Planejamento, e a Empresa Municipal de Urbanização (EMURB).

O secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé; o secretário municipal de Habitação; e o Coronel PM Alberto Silveira Rodrigues, coordenador de segurança urbana, estiveram presentes à visita.