Subprefeitura coloca placas de aviso em bicas contaminadas de Perus

As placas estão sendo afixadas em nove bicas da região de Perus e Anhangüera, na Zona Norte. O primeiro ponto escolhido fica na rua Bamburral, s/nº, Jardim do Russo.

O Comitê Regional de Saúde Ambiental Perus/Anhangüera, da Subprefeitura de Perus, começou nesta quarta-feira (12/04), às 9h30, a colocar placas de aviso de "água contaminada" em nove bicas na região de Perus e Anhangüera, Zona Norte.

O primeiro ponto escolhido fica na rua Bamburral, s/nº, Jardim do Russo. Segundo Ricardo da Costa Manso, um dos membros do Comitê Regional de Saúde Ambiental e responsável pelo Pró-Água da região, a escolha do local se deve ao fato de haver risco iminente de contaminação. "A água é utilizada para consumo e está contaminada por coliformes fecais e altos teores de nitrato".

As equipes trabalham conforme a instrução normativa nº 1, de setembro de 2001, do Ministério da Saúde, estabelecendo competências dos três níveis de governo no que tange a estruturação da Vigilância Ambiental de Saúde, atendendo também a portaria nº1.469/00, que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativo ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Por isso, o Comitê Regional de Saúde Ambiental Perus/Anhangüera decidiu informar a população sobre os perigos da utilização da água das bicas monitoradas pela Supervisão de Vigilância a Saúde (Suvis) de Perus.