Prefeito vistoria obras no córrego Itaquera

Além da canalização, na região da Vila Minerva, será construída uma passarela para pedestres sobre o córrego, e substituída a passarela metálica existente, já sem condições de uso.

O prefeito de São Paulo vistoriou, nesta quarta-feira (12/04), as obras de canalização de 450 metros do córrego Itaquera, na Vila Minerva (Zona Leste). Com a intervenção, as recorrentes enchentes na região do córrego deverão ser sanadas.

"É uma obra importante como as que estão sendo realizadas em diversos córregos da cidade de São Paulo. A canalização deste trecho do córrego Itaquera é fundamental, porque está situado ao lado do CEU Jambeiro, que sofreu uma inundação em 2004, quando as águas atingiram até as piscinas da escola", disse o prefeito.

A canalização consiste no alargamento e revestimento das margens do córrego com blocos de pedra revestidos de tela metálica. O canal está sendo construído em formato trapezoidal (mais largo na parte superior e mais estreito no fundo), com 25m de largura e 2,7m de profundidade, facilitando dessa forma o escoamento do córrego Itaquera-Mirim, afluente do Itaquera.

Além da canalização, será construída uma passarela para pedestres sobre o córrego, e substituída a passarela metálica existente, já sem condições de uso.

As obras do córrego Itaquera tiveram início em abril de 2004, mas caminharam lentamente durante esse ano. Em agosto de 2005, os trabalhos foram retomados pela Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras (SIURB), que priorizou os pontos críticos, responsáveis pelas enchentes no trecho. O valor contratual da obra, sem reajustes, é de R$ 3,6 milhões, e destes R$ 2,1 milhões já foram investidos. A obra deverá ser concluída em julho próximo.

Acompanharam o prefeito na visita o secretário de Infra-Estrutura Urbana e os subprefeitos de Guaianases e Itaquera.