Secretaria da Pessoa com Deficiência realiza 1º Mutirão da Acessibilidade

O objetivo é incentivar os lojistas de importantes ruas comerciais de São Paulo a se adequarem às normas de acessibilidade.

A Prefeitura de São Paulo, por intermédio das secretarias Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped), de Coordenação de Subprefeituras e de Transportes, realiza na próxima segunda-feira (17/4), a partir das 11h30, na rua João Cachoeira, o 1º Mutirão de Acessibilidade da capital paulista.

Comerciantes que aderirem à causa receberão um selo, criado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, cujo slogan é "Eu apoiei o Mutirão da Acessibilidade. Inclusão: estou comprometido com essa causa!".

O objetivo é incentivar os lojistas de importantes ruas comerciais de São Paulo a se adequarem às normas de acessibilidade e, assim, abrirem suas portas a mais de três milhões de consumidores paulistanos que têm alguma deficiência ou mobilidade reduzida. Futuramente, a idéia é criar um guia das ruas acessíveis.

A equipe do mutirão - composta por secretários, subprefeito, representantes da Fecomercio, arquitetos, técnicos e funcionários da CPA e da CET percorrerá as lojas da João Cachoeira com o intuito de esclarecer os lojistas. Para isso, serão distribuídos folhetos explicativos e cartilhas com os passos para a aquisição do selo de acessibilidade.

A Seped ressalta que todos os estabelecimentos com circulação superior a 100 pessoas por dia devem atender aos padrões de acessibilidade descritos nas Leis Municipais 11.345/93, 11.424/93 e 12.815/99 e nos Decretos 37.649/98, 38.443/99 e 45.122/04.

Entre os motivos que levaram à escolha da João Cachoeira para inaugurar o mutirão está o fato de a rua já ter passado por um amplo programa de acessibilidade. Além disso, em dezembro de 2006, a Seped e o Conselho de Ruas Comerciais da Fecomercio ali realizaram uma ação prévia de conscientização.