Mutirão da Acessibilidade é realizado em rua comercial do Itaim Bibi

Lojistas da rua João Cachoeira que se prepararam para receber portadores de deficiências receberam um selo da campanha.

Tornar as ruas comerciais de São Paulo acessíveis a mais de 3 milhões de consumidores que têm algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Este é o objetivo do Mutirão da Acessibilidade, realizado pela primeira vez na cidade nesta segunda-feira (17/04).

O mutirão é uma iniciativa da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped), da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e da CET, com apoio da Federação do Comércio (Fecomercio) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

A equipe do mutirão - liderada pelo prefeito de São Paulo, pela secretária especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e também pelo secretário da Coordenação das Subprefeituras - visitou a rua João Cachoeira, no Itaim Bibi, onde colou o selo "Eu apoiei o Mutirão da Acessibilidade" em três lojas que estão preparadas para receber os portadores de deficiências.

"Nós viemos aplaudir os que promoveram as adaptações e estimular os demais a fazer o mesmo", afirmou o prefeito. A equipe visitou também lojas não adaptadas, na esperança de conquistar mais adesões. "É uma campanha de convencimento", completou o prefeito.

Modificações

Segundo o presidente do Conselho de Ruas Comerciais da Fecomercio, Felipe Naufel, 30 lojas da região já estão adaptadas, de um total de 128 estabelecimentos. "Esperamos aumentar este número o mais rápido possível, até porque é importante para o consumo", disse. A Prefeitura cumpriu sua parte construindo rampas nas calçadas e criando quatro novas vagas de zona azul exclusivas - já existiam duas na região da João Cachoeira.

O acesso aos portadores de deficiências é garantido por lei municipal nos locais com fluxo maior de 100 pessoas por dia, e os estabelecimentos que não respeitam este direito podem ser multados. "Nosso objetivo não é multar, e sim conscientizar a população para a necessidade de integração das pessoas que têm alguma deficiência", explicou a secretária especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Além da João Cachoeira, as ruas Oscar Freire (Jardins), Joaquim Nabuco (Brooklin) e Benedito de Andrade (Pirituba) estão sendo revitalizadas e adaptadas. A Prefeitura também assinou em março um protocolo de intenções com associações de lojistas para a revitalização de outras dez ruas da cidade.