Inscrições para curso de capacitação para práticas de Educação Física

O programa "Práticas de Educação Física para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida" é dirigido a professores, técnicos, auxiliares e estagiários de educação física e aprimora conhecimentos acerca de cada tipo de deficiência.

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo (SEME), em parceria com a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SEPED), abre inscrições para o programa "Práticas de Educação Física para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida".

Através de uma prática inclusiva e com o objetivo de aprimorar a competência profissional de técnicos de educação física, o programa oferece conhecimentos técnicos e práticos a respeito das deficiências (mental, física, auditiva e visual), visando a capacitação desses profissionais para a convivência e desenvolvimento de técnicas e programas de esportes, lazer, educação física e recreação para pessoas com deficiência.

O programa é dirigido a professores, técnicos, auxiliares e estagiários de educação física e divide-se em módulos, aprimorando conhecimentos acerca de cada tipo de deficiência:

Módulo I – Tema: Deficiente Visual – Já realizado
Módulo II – Tema: Deficiente Mental – 24, 25 e 28 de abril
Módulo III – Tema: Deficiente Físico – 22, 23 e 24 de maio
Módulo IV – Tema: Deficiente Auditivo – 31/Julho, 01 e 02 de agosto
Módulo V – Tema: Lês Outres – 28, 29 e 30 de agosto

O programa tem uma carga horária total de 60h, sendo ministrado um total de 12 horas/aula em cada módulo. Todos os módulos são divididos em duas partes: teórica (nos dois primeiros dias e acontece no teatro Sérgio Cardoso) e prática (último dia, no ginásio do Pacaembu).

Vagas e inscrições

Para o Módulo II são oferecidas 300 vagas e as inscrições já podem ser feitas através de memorando encaminhado à SEME-DUED 1, via fax (5575-1086) ou e-mail (seme.dued@prefeitura.sp.gov.br ou seme.chrdes@prefeitura.sp.gov.br). No memorando devem constar o nome completo, RF (registro funcional), categoria, padrão e unidade de lotação. Quem participou do Módulo I já está automaticamente inscrito.

Utilizando uma metodologia ativa-participativa, com a exposição de casos reais, o Módulo II acontecerá nos dias 24, 25 e 28 de abril, das 8h às 12h. Nos dois primeiros dias, o curso terá a parte teórica e será no teatro Sérgio Cardoso (rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista). No dia 28, a parte prática será no ginásio do Pacaembu (rua Capivari – Portão 23).

O conteúdo programático será direcionado para a capacitação de profissionais na prática de educação física para pessoas com deficiência mental (déficit intelectual):

- Educação física adaptada a esportes
- Aprendizagem motora: implicações pedagógicas
- Déficit intelectual (deficiência mental): evolução conceitual e características
- Síndrome de Down e desenvolvimento motor
- Inclusão e o processo de empoderamento
- Atividades práticas: adaptações para participantes com déficit intelectual (deficiência mental)

Os participantes serão avaliados e será considerado aprovado o participante que obtiver o conceito “C” e, no mínimo, 80% de freqüência (por módulo) e ter freqüentado três módulos (36 horas), no mínimo. Aqueles que participarem de um ou dois módulos receberão apenas certificado de participação.