Prefeitura inaugura ambulatório de alta resolução inédito no País

O LAAR - uma parceria entre a UNISA, a Prefeitura e o governo do Estado - será a primeira unidade de saúde do país a oferecer consulta, exames e retorno para diagnóstico no mesmo local e no mesmo dia.

A investigação de pacientes com nódulos na mama pode demorar até três meses em ambulatórios tradicionais. No LAAR - Lar Ambulatório de Alta Resolução -, inaugurado nesta quarta-feira (19/04) na Zona Sul da cidade, essa investigação poderá ser realizada em um único dia.

Este é apenas um exemplo, pois a nova unidade prestará atendimento, já a partir desta quinta-feira (20), em seis tipos de especialidade: além da mastologia, em ortopedia, pediatria, otorrinolaringologia, cirurgia plástica e cirurgia de cabeça e pescoço.

"A inauguração deste importante centro de atendimento é um avanço a mais na saúde da nossa cidade. Um avanço na tecnologia, no serviço de qualidade e um avanço no respeito pela população", definiu o prefeito durante o evento.

Parceria

A unidade fica dentro do campus I da Universidade de Santo Amaro (UNISA), no pavimento térreo do prédio onde funciona o ambulatório de especialidades, junto ao Centro de Saúde Escola. Será gerenciada pela entidade em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o governo estadual.

A reforma do prédio e os equipamentos foram adquiridos pelo Estado e o custeio mensal da unidade, estimado em aproximadamente R$ 450 mil, ficará sob a responsabilidade da Administração municipal. “O LAAR é um modelo totalmente novo de atendimento ao público, pois o paciente será tratado com a mesma rapidez e eficiência que nos melhores centros de especialidades e diagnósticos do mundo”, avalia a secretária municipal de Saúde, também presente no evento.

Centralização de serviços

O objetivo do serviço, inédito no País, é permitir que o paciente, em um único dia, seja examinado pelo especialista, passe por exames radiológicos e laboratoriais necessários e, por fim, receba o diagnóstico de tratamento, acelerando desta forma a prevenção, os cuidados e procedimentos necessários e a conseqüente recuperação do paciente.

O LAAR também possui três salas de cirurgia, estando, portanto, preparado para realizar alguns procedimentos cirúrgicos. Após o diagnóstico, o especialista definirá o destino do paciente, tratando-o e referenciando-o para a unidade básica de origem, ou ainda, encaminhando-o para internação hospitalar.

O Ambulatório de Alta Resolução funcionará gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, de maneira referenciada. Com hora marcada, os pacientes serão encaminhados pelas unidades de saúde e ambulatórios de especialidades da Zona Sul. O diretor da Faculdade de Medicina e do Hospital Hewa da UNISA e especialista em Cirurgia Geral, Jorge Adalberto Dib, estima que o LAAR possa atender a cada mês, ao todo nas seis especialidades, cerca de 1.800 pessoas.

Além do LAAR, a Prefeitura mantém parceria com a UNISA no gerenciamento de 43 equipes e 10 unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e em quatro AMAs (Unidades de Atendimento Médico Ambulatorial) na Zona Sul.

Serviço

O LAAR fica dentro do Campus da UNISA, na rua Cássio de Campos Nogueira, altura do nº 400 - Portão 2, no bairro Jardim das Imbuias, área pertencente à Subprefeitura de Capela do Socorro.