COTP e Mais Esporte chegam às finais da Forja de Campeões

O espaço de formação de atletas conseguiu vaga para a decisão do torneio nas categorias pena (até 57 kg) e médio (67 kg), com Vagner Muniz e Felipe Lucas Nunes.

Duas vitórias e uma derrota. Este foi o saldo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa na última rodada de semifinais da Forja de Campeões, disputada na noite de ontem no Complexo Desportivo Baby Barioni, com público superior a 400 pessoas.

O espaço de formação de atletas conseguiu vaga para a decisão do torneio nas categorias pena (até 57 kg) e médio (67 kg), com Vagner Muniz e Felipe Lucas Nunes, respectivamente. Entre os pesos leves (60 kg), prevaleceu o favoritismo de Esquiva Falcão sobre Gerivaldo Bispo dos Santos.

“Nosso atleta lutou bem, bateu forte e ficou a um pequeno passo da vitória”, contou Antônio Pereira Gomes Filho, técnico de boxe do COTP. De acordo com o treinador, a conquista do canhoto Falcão se deveu à técnica. “Ele soube administrar a luta e mereceu chegar à final. Mas foi por muito pouco que não vencemos”, ressaltou.

O Mais Esporte, programa de incentivo à atividade física da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, também subiu no ringue, mas não conseguiu a revanche sobre o COTP. Por 4 pontos a 1, Elton Oliveira foi barrado por Muniz, que se sobressaiu pelos golpes muito potentes, além de certeiros.

“Foi uma pena não termos vencido, mas perder também faz parte da vida, não apenas no esporte”, disse Cláudio Marcio Aires da Silva, técnico do Mais Esporte. O fato de ter chegado à penúltima rodada da competição, de acordo com o ex-boxeador, já fez de Elton um vencedor.

“Num campeonato competitivo como esse, não é qualquer um que consegue chegar até aqui. Foi o que eu disse aos meus atletas: ‘vocês estão de parabéns e não devem baixar a cabeça’. Todos eles já são vitoriosos por praticarem esporte e não podem se abater com alguns tropeços, que são naturais”, lembrou.

Na categoria galo (54 kg), Marcio Maciel Silva, também do Mais Esporte, teve um desfecho idêntico ao de Elton. “Estávamos bem no duelo, mas o Ademir Alves Jr., da academia adversária, conseguiu uma bela reação. Novamente, são coisas que acontecem”.

Apesar dos maus resultados, o Mais Esporte também estará presente na final, com Milton Santos, na decisão dos meio-médio (69 kg). “Todas as nossas fichas estão depositadas nesse garoto, que é uma de nossas jóias raras”, elogiou. “Com convicção, acredito no Milton como um forte candidato a representar o Brasil nos Jogos Pan-americanos de 2007 e, quem sabe, nas Olimpíadas de 2008, em Pequim”, apostou.

O boxe feminino será um dos destaques na próxima semana, com a luta de exibição entre Adriana Salles, campeã brasileira profissional e atleta do Mais Esporte, e Renata de Oliveira, de Santa Isabel. O confronto valerá pela categoria galo (54 kg).

Confira a relação de lutas da final da Forja

MOSCA-LIGEIRO (48 KG)
EDSON MUNIZ FERNANDES (CRB. AC-ASSIS) x LÁZARO B. BONFIM (S. PARNAÍBA)

MOSCA (51 KG)
RAFAEL SANTOS (OSAN/JABAQUARA/PG) x ISMAEL MORAES (S. PARNAÍBA)

GALO (54G)
LUIS CLAUDIO CARDOSO (AC. NOCAUTE) x MURILLO MOREIRA FAÉ (PM. AMERICANA)

PENA (57 KG)
CLÉBER ROCHA (S. PARNAÍBA) x VAGNER LIMA MUNIZ (CENTRO OLIMPICO)

LEVE (60 KG)
CLIVER SANTOS (OSAN/JABAQUARA/PG) x ESQUIVA FALCÃO (AD. S. CAETANO)

MEIO-MÉDIO-LIGEIRO (64 KG)
LUIS G. SANTOS (S. PARNAÍBA) x ALEXANDRE S. MENEZES (SPFC)

BOXE FEMININO - GALO (54 KG)
ADRIANA SALLES (CAMPEÃ BRASILEIRA) x RENATA CRISTINA

MEIO-MÉDIO (69 KG)
MILTON P. SANTOS (JOERG BRUDER + ESP.) x JOELSON S. CABRAL (COMBAT SPORT)

MÉDIO (75 KG)
FELIPE LUCAS NUNES (CENTRO OLIMPICO) x RÉGIS DOS SANTOS (OSAN)

MEIO-PESADO (81 KG)
HAMILTON SILVA (SPFC/COLISEU/S.BERNARDO) x DELRIS MARQUES (CE. PIRITUBA)

PESADO (91 KG)
VANDERLEI SANTOS (SEC. JUV) x MARCOS TRAGANTE (MACACO-GOLD TEAM)

SUPER-PESADO (+91 KG)
IRINEU BEATO COSTA JR. (A.F. ADILSON MAGUILA) x HAIME MORAES (AC. JAÇANÃ)