Prefeito comemora os 22 anos de Cidade Tiradentes

Após a visita ao bairro da Zona Leste, ele visitou o Clube da Cidade André Vital, onde crianças se divertiam no pula-pula, no escorregador inflável, na piscina de bolinhas e em outros brinquedos e atividades de recreação.

O prefeito de São Paulo participou na manhã desta sexta-feira (21/04) de evento e atividades em comemoração aos 22 anos de Cidade Tiradentes, bairro no extremo Leste da cidade considerado o maior complexo habitacional da América Latina.

“Temos muito que comemorar nesse 22º aniversário de Cidade Tiradentes. Ao longo de 16 meses de trabalho atuante já vemos uma série de benefícios para a região, como escolas, AMAs, o Hospital Cidade Tiradentes, que esperamos inaugurar em agosto e que passará a atender a população daqui com mil internações e capacidade para atendimento a 30 mil pessoas por mês", afirmou o prefeito.

"Não podemos esquecer que em breve os moradores dessa região também ganharão o Expresso Tiradentes, que é atualmente um dos investimentos maiores da Prefeitura de São Paulo e que vai diminuir de duas horas para 70 minutos o tempo de locomoção do Centro para Cidade Tiradentes e no sentido inverso também”, complementou.

Por volta das 10h30, o prefeito acompanhou o desfile militar e cívico intitulado “Tiradentes - o defensor da inclusão social”, que contou com a participação de aproximadamente 2.000 pessoas. Na seqüência, visitou o Clube da Cidade André Vital, onde crianças de várias faixas etárias se divertiam no pula-pula, no escorregador inflável, na piscina de bolinhas e em outros brinquedos e atividades de recreação.

O Clube, criado em 1985 e atualmente com cerca de 500 usuários por dia, passou recentemente por reforma, incluindo consertos das canaletas, pintura interna e externa, reparo de azulejo e piso e revisões elétrica e hidráulica. A obra foi finalizada em janeiro deste ano e realizada com recursos da subprefeitura.

Antes de dar o pontapé inicial em uma partida de futebol no Campo de Futebol André Vital, que faz parte do Complexo do mesmo Clube, o prefeito conferiu ainda a Exposição do Acervo Indígena de Orlando Villas Boas, que estará aberta ao público até amanhã (22/04), das 9h às 17h, na Escola Técnica de Saúde Pública (avenida dos Metalúrgicos, 1945).

A exposição tem o objetivo de divulgar tradições indígenas através das diferentes manifestações culturais, tais como danças típicas indígenas, espetáculo musical, e palestras com a sertanista Marina Villas Boas e com o antropólogo e professor de cultura indígena brasileira e valores humanos na PUC/SP, Nicolau Tupan-na.

Cidade Tiradentes

A Subprefeitura de Cidade Tiradentes está localizada no Extremo-Leste, a 35 km do marco zero da capital, e abrange um território de 15 km². O jovem distrito de apenas 22 anos começou a se formar a partir da aquisição, por parte da Prefeitura, da Fazenda Santa Etelvina, em meados dos anos 70.

A área, anteriormente ocupada por Mata Atlântica, passou a ser utilizada para a construção de conjuntos habitacionais da Cohab e CDHU. O processo de construção de conjuntos habitacionais em massa rendeu à região o título de distrito que reúne a maior concentração de conjuntos habitacionais da América Latina - cerca de 40.000 unidades habitacionais, com população estimada em 280 mil habitantes.

Atualmente, a região se divide em “Cidade Formal” e “Cidade Informal”, esta última formada por favelas e loteamentos habitacionais clandestinos e irregulares, instalados em áreas privadas e habitados por cerca de 60 mil pessoas.

Cidade Tiradentes possui 76 escolas - sendo 2 particulares - 12 unidades básicas de saúde, sendo duas AMA/UBS, e um hospital público - o Hospital Cidade Tiradentes - em fase de conclusão. O PSF (Programa de Saúde da Família) local funciona com 22 equipes. A região dispõe de 25 linhas de ônibus, cujos principais destinos são os terminais Parque Dom Pedro II, Princesa Isabel, São Mateus, estações do Metrô e da CPTM.

Comemorações

A Subprefeitura de Cidade Tiradentes preparou um calendário com uma série de atividades gratuitas para comemorar a data. A quinzena comemorativa, de 14 a 28 de abril, inclui shows musicais, atividades esportivas e apresentações culturais. Clique aqui e veja a programação completa.