CET e SPTrans orientam motoristas e pedestres em corredor de ônibus

As avenidas Inajar de Souza, Marquês de São Vicente e Rio Branco recebem a campanha ''Fique Ligado'', que leva aos corredores de ônibus um conjunto de ações de fiscalização, treinamento de motoristas e orientação de usuários.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) realizam a partir desta segunda-feira (24/04), um conjunto de ações operacionais e educativas dirigidas a motoristas e pedestres que circulam no corredor de ônibus das avenidas Inajar de Souza, Marquês de São Vicente e Rio Branco.

A campanha desenvolve ações operacionais como controle de velocidade, fiscalização e radares até treinamento e material de orientação para pedestres.

A iniciativa faz parte da campanha "Fique Ligado", que leva ações educativas e operacionais para os diversos corredores de ônibus, desde outubro de 2005. O objetivo é melhorar as condições de segurança dos pedestres e prevenir acidentes, causados pelo comportamento inadequado de motoristas e pedestres na via.

Uma das medidas operacionais consiste em fiscalizar, através de radares, a velocidade dos ônibus, regulamentada em 50 km/h. Outra medida, cabe aos orientadores de travessia de pedestres que atuam nas principais plataformas de embarque e desembarque. A SPtrans oferecerá treinamento aos motoristas de ônibus.

No ano de 2005, ocorreram 18 atropelamentos nas faixas exclusivas desse corredor de ônibus. Desde outubro de 2005, a campanha já foi implementada nos seguintes corredores:

- Ibirapuera/Vereador José Diniz
- Consolação/Rebouças/Francisco Morato
- São João/Francisco Matarazzo/Ermano Marchetti/Edgar Facó
- Teotônio Vilela/Robert Kennedy
- João Dias/Itapecerica

Para esse trabalho, serão utilizados 150.000 folhetos, 17 faixas informativas, a serem afixadas em pontos estratégicos para os motoristas, e 120 banners com mensagens para os pedestres. Equipes operacionais da CET e da SPTrans intensificam a fiscalização conjunta do tráfego no corredor.