Prefeito participa da abertura da Campanha de Vacinação contra a gripe

Na capital, a vacinação acontecerá em 450 postos de saúde fixos e em 150 volantes, de 24 a 29 de abril, e de 2 a 5 de maio, com a expectativa de atingir a cerca de um milhão de idosos em todas as regiões da cidade.

O prefeito de São Paulo e o governador Cláudio Lembo lançaram, nesta segunda-feira (24/04), a Campanha de Vacinação de Idosos Contra a Gripe de 2006, no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte, dentro do Complexo Hospitalar do Mandaqui. “Esperamos que o número de idosos vacinados no ano passado - 2,5 milhões em todo o Estado - seja ampliado. Em São Paulo, faremos a nossa parte, tentando atingir a meta da campanha”, afirmou o prefeito, após acompanhar a vacinação dos primeiros pacientes.

A campanha deste ano será realizada de segunda-feira (24) até sábado (29), e de 2 a 5 de maio, das 8h às 17h, em 450 postos de saúde fixos (todas as unidades básicas de saúde da Prefeitura) e 150 unidades volantes em todas as regiões da cidade de São Paulo. Na ocasião, também será oferecida a vacina dupla (contra o tétano e difteria) para todas as pessoas não vacinadas, e a vacina contra o pneumococo, prioritariamente para os grupos com risco elevado de pneumonia.

Desenvolvida em parceria entre o a Prefeitura de São Paulo, o Ministério da Saúde e o governo do Estado, a campanha tem como público-alvo a população com idade igual ou superior a 60 anos. Este ano, além dos idosos, a campanha dará ênfase à vacinação dos profissionais de saúde.

Meta

A expectativa é de que cerca de um milhão de idosos sejam vacinados na Capital durante a campanha. A meta é manter a cobertura da vacinação acima de 70% do universo de idosos em todas as subprefeituras, com o objetivo de reduzir a mortalidade causada pelo vírus influenza e pelas complicações da gripe.

O município de São Paulo foi pioneiro na imunização contra a influenza, realizando em 1998 a I Campanha Municipal de Vacinação para pessoas maiores de 60 anos, atingindo uma cobertura de 70% da população. Em 2005, o município vacinou 794.522 pessoas com 60 anos ou mais, o que representou uma cobertura de 78,03%, superando o índice de 75,3% atingido em 2004.