Espetáculo "Hércules" atraiu cerca de 1.500 pessoas no Jardim São Paulo

Dobradinha entre o grupo ''Parlapatões, Patifes e Paspalhões'' e Pia Fraus, a peça foi desenvolvida pelo SESC Santana, com o apoio da Subprefeitura de Santana.

Cerca de 1.500 pessoas assistiram, durante o feriado prolongado de Tiradentes (dias 21, 22 e 23 de abril), ao espetáculo "Hércules", uma dobradinha entre o grupo "Parlapatões, Patifes e Paspalhões" e Pia Fraus. A ação foi desenvolvida pelo SESC Santana, com o apoio da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi.

Beto Andretta, diretor do espetáculo, diz que a proposta é fazer um teatro popular, com uma certa sofisticação. “O mito pode ser tratado como tragédia ou comédia. Nós adotamos uma linguagem bem contemporânea. Ficamos no meio do caminho", afirma Beto.

Hércules representa uma inovação nas proporções para o teatro de rua. As companhias têm a intenção de tornar as artes cênicas tão acessíveis quanto grandes shows abertos ao público. "Quisemos romper o paradigma da apresentação tímida nas ruas. Temos carro, motos, bonecos, enfim, um aparato grandioso em cena. E isso só foi possível unindo a Pia Fraus e os Parlapatões: foi um trabalho digno de Hércules", explica Andretta.

Na montagem, a batalha é contra a guerra, as doenças, a fome, os poderes econômicos, religiosos ou políticos. Tudo é tratado com bastante humor, presente no trabalho das companhias teatrais veteranas. O ator Raul Barretto representa o guerreiro. Em cena estiveram 26 atores (17 deles formados em oficinas oferecidas pelos grupos).