Prefeitura entrega monumentos restaurados no Parque da Luz

Um dos coretos e o ponto de bondes do 1º jardim público de São Paulo foram recuperados em parceria com o Iphan e o governo do Estado. Acordo vai restaurar ainda outros dois monumentos do parque.

O Parque da Luz está voltando aos seus dias de glória. A Prefeitura, o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e o governo do Estado, por meio do programa "Monumenta", entregaram nesta quarta-feira (26/04) as obras de restauro do Coreto nº2 e do ponto de bondes, e assinaram um termo de compromisso para a restauração do Ponto Chic e da galilé (parte superior da capela) do Mosteiro da Luz.

"São obras pequenas mas de um valor cultural muito grande, no sentido de mostrar à cidade que estamos preocupados em restabelecer o valor da cultura em São Paulo", disse o prefeito. O custo das obras foi de R$ 19.923,91. O Coreto nº 2 foi construído em 1901 e a última restauração ocorreu há cinco anos. Desta vez foram recuperados o piso, o revestimento e o calçamento do entorno, além de pintura, revisão da iluminação e saneamento de trincas nas paredes.

O ponto de bondes é mais antigo ainda: data de 1872, ano em que foi inaugurada a primeira linha de bonde com tração animal da cidade. A linha percorria o trajeto Estação da Luz - Sé e a parada localizava-se dentro do jardim. O ponto ganhou nova pintura e recuperação das telhas e do sistema de iluminação.

Novas obras

As obras de restauração do Ponto Chic e da galilé da capela do Mosteiro da Luz deverão estar concluídas em junho deste ano. Segundo o prefeito, esta é mais uma etapa no trabalho da prefeitura de recuperar o centro da cidade. “Estas restaurações mostram a rotina das ações no centro de São Paulo, que desde o primeiro momento vêm mostrando novidades em termos de restauração, modernização, maior fiscalização e investimentos. E a obra maior, que é o projeto Nova Luz”, afirmou o prefeito.

O foco do projeto Nova Luz, iniciado em 2005, é a revitalização da região conhecida como Cracolândia. A idéia é mudar o perfil econômico do local, atraindo novos investimentos e reurbanizando o espaço.