Centro Cultural recebe reforço em material para o Laboratório de Línguas

Especial para o estudo autodidata de idiomas, o laboratório tem material em alemão, árabe, chinês, croata, espanhol, francês, grego, hebraico, holandês, inglês, italiano, japonês, norueguês, polonês, português para estrangeiros, russo, servo-croata e sueco.

O Laboratório de Línguas, um dos serviços mais procurados no Centro Cultural São Paulo, receberá nesta quinta-feira (27/04) um reforço substancial. O laboratório tem equipamento técnico e especializado para o estudo autodidata de idiomas e, hoje, é o único existente na rede de bibliotecas públicas da cidade – no entanto, outras cinco inaugurações estão previstas para as bibliotecas regionais do município.

Serão entregues na tarde desta quinta ao Centro Cultural novos materiais para o estudo autodidata em 15 línguas. São mais de duzentos livros, CDs, DVDs, fitas de áudio e vídeos para aprendizagem de idiomas, bem como os equipamentos eletrônicos (mini-systems, televisões, e aparelhos de vídeo e DVD) necessários para sua utilização.

O reforço ao Laboratório de Línguas do Centro Cultural São Paulo é uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais e da Secretaria de Cultura, que contaram com o apoio de institutos, consulados e editoras, via a doação do material de idiomas. Entre os parceiros estão organizações como a Aliança Francesa, o British Council, e o Instituto Goethe, editoras como a Oxford, a Disal e a Cambridge Press, bem como os Consulados da Polônia, da Rússia e da Croácia, entre outros. Ao todo são mais de trinta parceiros. A empresa Gradiente contribuiu com a doação do equipamento eletrônico necessário à utilização do material.

19 línguas

No Laboratório de Línguas do CCSP é possível estudar os seguintes idiomas: alemão, árabe, chinês, croata, espanhol, francês, grego, hebraico, holandês, inglês americano, inglês britânico, italiano, japonês, norueguês, polonês, português para estrangeiros, russo, servo-croata e sueco.

Pessoas de todas as faixas de renda procuram pelo serviço: desde jovens que querem estudar na Alemanha, por exemplo, a senhoras que querem se qualificar para um melhor emprego. Há registros de pessoas que conseguiram empregos que tinham como requisito fundamental o domínio de uma segunda língua graças ao estudo dedicado no Laboratório de Línguas do CCSP.

Doações

Eliana Brogglio, coordenadora do laboratório, constata que as línguas mais procuradas são inglês, italiano, francês e espanhol. Há também um grande destaque para o chinês, o japonês e o árabe, cujos materiais didáticos do acervo até agora só possuíam tradução para o inglês. Esta situação mudou graças às doações feitas pelo Centro Cultural China-Brasil do Rio de Janeiro, da Aliança Cultural Brasil Japão de São Paulo e da Editora Chafic Said que doaram material didático de chinês-português, japonês-português e árabe-português, respectivamente. Eliana também destaca a procura de português para estrangeiros, cuja falta de materiais será suprimida a partir desta quinta, graças à colaboração da Editora Pedagógica Universitária (EPU).

Outra mudança importante promovida pelo reforço do material é a transição entre o uso de fitas-cassete, que precisavam ser regravadas semanalmente devido ao gasto provocado pelo uso intensivo, para o uso de CDs, que são mais duráveis.

Qualidade

Promover e facilitar o acesso dos habitantes da cidade interessados em aprender novos idiomas e investir na qualidade do equipamento público cultural e educacional é entender o aspecto cosmopolita e papel global da cidade, bem como sua rica história de assimilação das mais diversas culturas, tradições e idiomas. Cerca de 70 nacionalidades convivem nas ruas de São Paulo.

O Centro Cultural São Paulo fica na rua Vergueiro, próximo do metrô Vergueiro, e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 19:45h, aos sábados das 10h às 18h, e aos domingos das 10h às 16h. Mais informações sobre o Laboratório de Línguas podem ser obtidas pelo telefone 3277-3611, ramal 239.

Serviço

Laboratório de Línguas do Centro Cultural São Paulo
Biblioteca Sérgio Milliet
Endereço: rua Vergueiro, 1000, Paraíso
Telefone: 3277-3611
Atendimento: de terça a sexta, das 10h às 19h45; sábado, das 10h às 18h; domingo, das 10h às 16h