"Orfeu" terá récita gratuita em homenagem ao dia do trabalho

A ópera, montada em comemoração aos 70 anos do Coral Paulistano, terá cinco apresentações até 7 de maio. Para a exibição gratuita, haverá distribuição de ingressos nesta sexta-feira (28/04), às 10h.

O Theatro Municipal de São Paulo terá, na segunda-feira (01/05), uma récita gratuita em comemoração ao dia do trabalho. Os ingressos serão distribuídos nesta sexta-feira (28/04), das 10h às 11h. Segundo a organização, serão distribuídas senhas antes da abertura da bilheteria para os primeiros da fila, assegurando a troca de ingressos.

Os ingressos serão distribuídos a partir dos melhores lugares para os menos privilegiados, obedecendo o limite de dois ingressos por pessoa. O número de entradas é limitado à capacidade máxima do teatro, para que seja garantida a segurança e conforto dos espectadores.

Sobre a ópera

O Theatro Municipal de São Paulo apresenta, a partir de 29 de abril, a primeira produção operística totalmente inédita da temporada lírica de 2006: "Orfeu", do italiano Claudio Monteverdi. A ópera, apresentada pela primeira vez no palco do Municipal, servirá para marcar as comemorações dos 70 anos de existência do Coral Paulistano, um dos corpos artísticos do teatro.

Tendo estreado em Mântua, na Itália, em 1607, Orfeu é a primeira ópera da história da música a chegar completa aos dias de hoje. Nela, Monteverdi, que também estreava no gênero, mistura trechos recitados sobre acompanhamento – os recitativos – com segmentos musicais de grande ornamentação e beleza.

A parte coral, muito importante em "Orfeu", será interpretada pelo Paulistano. A Orquestra Sinfônica Municipal e instrumentistas convidados, especializados em música de época, serão responsáveis pelo acompanhamento. Um numeroso elenco de cantores brasileiros, como Luciano Botelho e Edna d’Oliveira, interpreta os personagens da história, extraídos da mitologia grega.

A direção cênica leva a assinatura de João Malatian, e os cenários e figurinos, de Naum Alves de Souza. A maestrina Mara Campos, regente titular do Coral Paulistano, será também a diretora musical e regente do espetáculo. Orfeu terá um total de cinco apresentações, até 7 de maio.

Ficha técnica

Orfeu - Fábula musical de Claudio Monteverdi
Texto de Alessandro Striggio

A Música/A Esperança: Edna D’Oliveira
Orfeu: Luciano Botelho
Eurídice: Narilane Camacho
Mensageira: Laura Aimbiré
Caronte: Sávio Sperandio
Proserpina: Márcia Degani
Plutão: José Maria Cardoso
Ninfa: Rosemeire Moreira
Apolo: Carlos Eduardo Marcos
Eco: Eliane Aquino
Pastores: Helder Savir, Sérgio Werneck, José Palomares, Ian Szot
Espíritos: Fernando Grecco, Paulo Menegon, Flávio Costa

Orquestra Sinfônica Municipal e instrumentistas convidados
Coral Paulistano

Direção musical e regência: Mara Campos
Direção cênica: João Malatian
Cenários e figurinos: Naum Alves de Souza
Iluminação: Wagner Freire


Serviço

"Orfeu", com a Orquestra Sinfônica Municipal e Coral Paulistano
Data: 29 de abril, 3 e 5 de maio, às 20h30; 1º e 7 de maio, às 17h
Ingressos: de R$ 20 a R$ 40 (1º de maio - grátis*)
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro
Telefone: 3222-8698
Ingressos à venda pela Ticketmaster: (11) 6846-6000

* Apresentação especial: 1º de maio, às 17h
(Distribuição de ingressos: 28 de abril, às 10h)