As pistas tinham 4,30 metros de altura em relação a ponte. Depois das obras, a altura passou para 5,10 metros. Com o rebaixamento das pistas, o risco de os caminhões colidirem com a ponte será reduzido de maneira significativa.
Segunda etapa
A segunda etapa das obras da ponte Cidade Jardim prevê a interdição das duas faixas da direita da pista local para rebaixamento. Na terceira etapa será feito o nivelamento da ligação da pista expressa com a pista local. A Prefeitura também está construindo uma 5ª faixa no canteiro central, entre a pista local e a pista expressa da Marginal Pinheiros. Esta faixa será liberada no final da obra de rebaixamento.
Para que a primeira fase da obra, a Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditaram, desde o dia 25 de março, duas faixas da esquerda da marginal Pinheiros. "A Ponte Cidade Jardim é antiga. Uma ponte feita para a época, para os caminhões da época, tanto em tamanho como em carga. Hoje, ela está precisando de manutenção. Vamos fazer o reforço da ponte, para permitir o tráfego de caminhões maiores, e rebaixar as pistas do lado local", disse o secretário de Infra-estrutura Urbana.
As obras, iniciadas em março de 2004, foram paralisadas ainda na gestão anterior e retomadas em agosto de 2005. Elas deverão ser concluídas em 80 dias. O custo total da obra é de R$ 23,7 milhões.