Associação escolhe São Paulo para sediar Congresso Mundial de Cidades Educadoras

A Capital ganhou a disputa com Guadalajara (México) e Zaragoza (Espanha) para organizar o evento em 2008. A candidatura foi defendida pelas Secretarias de Relações Internacionais e da Educação, durante reunião em Turim, na Itália.

No Dia Mundial da Educação, que é comemorado hoje, a Prefeitura de São Paulo foi comunicada de que a capital paulista acaba de ser escolhida para organizar o 10º Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que será realizado em 2008.

É a primeira vez que a América Latina será sede de um evento da Associação Internacional de Cidades Educadoras, constituída oficialmente desde 1999 e que tem sede em Barcelona. São Paulo é membro da associação desde 2004.

A decisão do Comitê Executivo da Associação, integrada por 15 membros, foi comunicada oficialmente ao prefeito na última segunda-feira (24/04), em correspondência enviada pelo prefeito de Barcelona, Joan Clos, atual presidente da entidade.

A candidatura de São Paulo foi defendida na reunião do Comitê Executivo da Associação Internacional, realizada no dia 21 de abril, em Turim, na Itália, numa disputa final com as cidades de Guadalajara (México) e Zaragoza (Espanha). Na primeira etapa, São Paulo já havia deixado para trás outros importantes concorrentes como a Cidade do México e Berlim.

Na reunião, a secretária municipal de Relações Internacionais apresentou cenas do documentário Cosmópolis, dos diretores Camilo Tavares e Otávio Cury. “O documentário mostra a extraordinária diversidade étnica da cidade de São Paulo, uma mistura de raças e culturas, convivendo sem conflitos, diferente do que está acontecendo em centros do primeiro mundo, como Paris, por exemplo”, destacou.

Já a Secretaria Municipal de Educação apresentou o Programa São Paulo é uma Escola, criado em maio de 2005. Ele é parte integrante de uma proposta educacional que tem por finalidade organizar, gradativamente, todas as oportunidades para que o potencial educador da cidade de São Paulo se realize na vida dos cidadãos.

Espaços utilizados

O programa utiliza, antes e depois das aulas, os diversos equipamentos existentes no município, tanto nas escolas como também nos Centros Educacionais Unificados, parques, praças, centros culturais, museus e balneários. Neste programa, as diversas ações podem ser assumidas por entidades da sociedade civil e pelo poder público, e por organizações não-governamentais, clubes de serviços e a própria comunidade.

Num prazo de dois meses será constituída uma Comissão Científica, integrada por personalidades do Brasil e do Exterior, para o início dos trabalhos com vistas ao congresso de 2008 em São Paulo. O mês e as datas do evento serão definidos durante o 9º Congresso Internacional de Cidades Educadoras, em setembro, na cidade francesa de Lyon.